Trabalho decente oit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DECENTE
A organização internacional (OIT) é uma instituição da organização das nações unidas, que colocou fim a segunda Guerra Mundial. Criada em 1919 para defender o direitos dostrabalhadores e para promover o desenvolvimento e a melhoria das condicões de trabalho. É a única das agencias do sistema nacional com uma estrutura tripartite, composta de governos e de organizações deempregados e de trabalhadores. Como tal,ocupa um lugar próprio na historia do sindicalismo, depois do estabelecimento da ONU. As suas primeiras ações estiverao ligadas á criação de legislação quepromovesse os direitos dos trabalhadores. A OIT sendo responsável pela formulação e aplicação das normas internacionais do trabalho por decisão soberana de um país, fazendo parte de seu ordenamento jurídico, o Brasil estar entre um dos membros fundadores. Desde a primeira reunião da conferencia internacional, nesta reunião foram adotadas algumas convenço .
Em 1926, a Conferência Internacional doTrabalho introduziu uma inovação importante com vistas a supervisionar a aplicação das normas. Criou uma Comissão de Peritos, composta por juristas independentes, encarregada de examinar os relatóriosenviados pelos governos sobre a aplicação de Convenções por eles ratificadas (as “memórias”). A cada ano, esta Comissão apresenta seu próprio relatório à Conferência. Desde então, seu mandato foi ampliadopara incluir memórias sobre convenções e recomendações não ratificadas.
Em 1932, depois de haver assegurado uma forte presença da OIT no mundo durante 13 anos, Albert Thomas faleceu. Seu sucessor,Harold Butler teve que enfrentar o problema do desemprego em massa, produto da Grande Depressão. Nesse contexto, as convenções já  adotadas pela OIT ofereciam um mínimo de proteção aosdesempregados.
Durante seus primeiros quarenta anos de existência, a OIT consagrou a maior parte de suas energias a desenvolver normas internacionais do trabalho e a garantir sua aplicação. Entre 1919 e 1939...
tracking img