Trabalho decente coesão e coerencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Trabalho Decente e quais são as prioridades da Agenda Nacional de Trabalho Decente.
Trabalho decente é um trabalho produtivo, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade e segurança, permite satisfazer às necessidades pessoais e familiares, garante proteção social nos impedimentos de seu exercício, assegura renda ao chegar à época da aposentadoria e no qual osdireitos fundamentais dos trabalhadores e trabalhadoras são respeitados (OIT, 1999). Em outras palavras, o conceito de trabalho decente acrescenta, à dimensão econômica representada pelo conceito de emprego de qualidade, novas dimensões de caráter normativo, de segurança e de participação/ representação ( Martínez, 2005).
A agenda de Trabalho Decente é composta por quatro áreas principais:
• Direitosdo trabalhador
• Emprego
• Proteção Social
• Diálogo Social
O parâmetro para a dimensão dos direitos do trabalhador são as normas internacionais do trabalho (convenções e recomendações da OIT), definidas em forma tripartite por governos, organizações sindicais e organizações de trabalhadores de seus estados-membros, nas Conferências Internacionais Trabalho. As convenções da OIT definemmínimos que devem ser seguidos por todos os países.
As oito prioridades recomendadas que fazem parte da Declaração Relativa aos Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, adotada em junho de 1998:
Liberdade de associação e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva.
Eliminação de todas as formas de trabalho forçado.
Abolição efetiva do trabalho infantil e eliminação de todas asformas de discriminação no emprego e na ocupação. Estes são os direitos básicos, sobre os quais podem ser fundados.
Finalmente, para que haja trabalho decente é necessário que trabalhadores e empregados tenham voz e representação em relação ás questões que lhes dizem respeito e que o diálogo social seja adotado como método para compor e equilibrar diferenças e chegar a novos acordes produtivos e deconvivência no trabalho.

Avanços desde 2003.
O Brasil registrou avanços significativos em diversas áreas da agenda do trabalho decente entre 1992 a 2007. A trajetória de crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho.
A retomada de um ritmo mais elevado e consistente de crescimento econômico, aliada a uma maior elasticidade produto-emprego, após 2003, repercutiu direta epositivamente no mercado de trabalho e a taxa de desemprego declinou sistematicamente, passando de 9,9% em 2003 para 8,3% em 2007.
O trabalho infantil experimentou um significativo declínio. O número de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos de idade, reduziu-se para 8,42 e o rendimento mensal do trabalhador cresceu de R$ 811,00 para R$ 931,00, 33 mil pessoas foram libertadas de trabalhosforçados, o retorno das mulheres para o mercado de trabalho.O aumento da formalidade fez crescer a produção de pessoas ocupadas que contribuem para a Previdência Social de 46,7% a 52,6% entre 1992 e 2007.Ampliou-se também a proporção de idosos ( com 65 anos ou mais de idade) que fazem jus a uma aposentadoria ou pensão ( de 80,7%).
Verifique se em sua região os trabalhos podem se considerados decente,segundo a resolução OIT.

Verifique se em sua região os trabalhos podem ser decente, segundo a resolução OIT
Para a OIT, trabalho decente é um trabalho produtivo, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade e segurança, e que seja capaz de garantir uma vida digna. É aquele trabalho que permite satisfazer às necessidades pessoais e familiares de alimentação, educação,moradia, saúde e segurança, garante também proteção social nos impedimentos de seu exercício (desemprego, doença, acidentes, entre outros). Só que na pratica não funciona, hoje existe varias classes de trabalhadores segundo os sindicatos que por sua vez lutam pelos direitos do trabalhador contra o abuso do patronato.
Um bom exemplo é a classe dos bancários que todo ano entre setembro a...
tracking img