Trabalho de S.O_1 Linux e Windows

1726 palavras 7 páginas
SÃO PAULO
2012

SUMÁRIO

1.1 Historia do Linux
1.2 Característica do Linux
1.3 Vantagens
1.4 Desvantagens
1.5 Estudo de caso

2.1 História Windows
2.2 Característica Windows
2.3 Vantagens
2.4 Desvantagens
2.5 Estudo de caso

Linux

1.1 Historia do Linux

Os laboratórios Bell da AT&T em 1965, juntamente com a companhia General Electric e o projeto MAC do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Desenvolveram um novo sistema chamado MULTICS. Como o MULTICS não atingiu seus propósitos, a Bell acabou saindo do projeto. Ken Thompson, cientista da AT&T, começou então a desenvolver um novo sistema aproveitando o conhecimento adquirido no projeto MULTICS. Assim nasce um novo sistema escrito em assembly utilizando um computador PDP-7, batizado de UNIX.
Com o crescimento do UNIX a AT&T criou internamente um grupo de suporte ao sistema. Nessa época a AT&T não comercializava o sistema, mais fornecia cópias do código-fonte às universidades para fins educacionais.
UNIX foi inspiração de Linus Torvalds, que iniciou o projeto de um Kernel baseado no MINIX um sistema UNIX desenvolvido por Andrew Tannendaum. Objetivo do projeto era criar um sistema melhor que MINIX. Em 5 de Outubro de 1991 Linus anunciou a primeira versão do Kernel batizando de LINUX.

1.2 Característica
As principais características do sistema LINUX são:
Multitarefa e multiusuário
Portado para várias arquiteturas de hardware
Utiliza os conceitos de software livre
Pode ser usado em estações de trabalho ou servidores
Baseado no padrão POSIX (um conjunto de padrões para interface de sistema operacional).

1.3 Vantagens
Destacamos as seguintes vantagens do Linux sobre outros sistemas operacionais:
Robusto e estável: Linux pode suportar grande carga de trabalho sem falhar, e um servidor Linux pode permanecer em funcionamento por meses ou anos, sem precisar

Relacionados