Trabalho De F Sica 2015 BI E THINA 1

816 palavras 4 páginas
Trabalho de física

Gustav Kirchhoff e Max Planck

Nomes: Bianca Todero e Marthina Castelli
Diciplina: Física
Professor (a): Suzana

1. Introdução
A física é uma ciência que estuda os fenômenos da natureza, por esse motivo, é chamada de ciência natural. Com o passar do tempo, surgiram várias outras matérias para explicar esses fenômenos e a física foi aprofundando seus estudos para fenômenos que não alteram a natureza da matéria. Entre tantos pensadores, como Gustav Kirchhoff, que descobre as linhas espectrais, diferentes para cada elemento químico, e Max Planck que propõe a existência de minúsculos "pacotes" de luz e chama esses pacotes de quanta.

2. Desenvolvimento
2.1 Teoria Gustav Robert Kirchhoff
Foi um físico alemão com contribuições científicas principalmente no campo dos circuitos elétricos, na espectroscopia, na emissão de radiação dos corpos negros e na teoria da elasticidade (modelo de placas de Kirchhoff). Kirchhoff propôs o nome de "radiação do corpo negro" em 1862. É o autor de duas leis fundamentais da teoria clássica dos circuitos elétricos e da emissão térmica.
Kirchhoff formulou as leis dos nós e das malhas na análise de circuitos elétricos (Leis de Kirchhoff) em 1845, quando ainda era um estudante. Propôs a lei da emissão de radiação térmica em 1859, comprovando-a em 1861.
Posteriormente propôs as três leis que descrevem a emissão de luz por objetos incandescentes:
Um objeto sólido aquecido produz luz com espectro contínuo.
Um gás tênue produz luz com linhas espectrais em comprimentos de onda discretos que dependem da composição química do gás.
Um objeto sólido a alta temperatura rodeado de um gás tênue a temperaturas inferiores produz luz num espectro contínuo com vazios em comprimentos de onda discretos cujas posições dependem da composição química do gás.
A existência destas leis foi explicada mais tarde por Niels Bohr, contribuindo decisivamente para o nascimento da mecânica quântica.
Kirchhoff

Relacionados