Trabalho de VPN s final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Esse trabalho consiste na abordagem da definição de uma VPN, dos motivos para o seu uso e dos tipos de VPN’s mais usadas atualmente. E também irá tratar de uma questão importante, a segurança em redes VPN’s e os pré-requisitos básicos para que uma Rede Privada Virtual seja considerada segura.



































VIRTUAL PRIVATE NETWORK – DEFINIÇÃO            VPN’s são redes de longas distâncias - WAN's, seguras e com qualidade de serviço utilizando a infra-estrutura existente da Internet para tráfego de dados, voz, fax, e-mail, acesso à base de dados, entre outras aplicações.
Elas visam principalmente reduzir custos dos modelos tradicionais (WAN's dedicadas ponto-a-ponto) e preparar uma empresa para uma nova forma de relacionamento para realizarnegócios com parceiros, clientes e fornecedores através de uma tecnologia aberta e flexível.
O conceito de VPN surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura.
As redes públicas são consideradas não confiáveis, tendo em vista que os dados que nelas trafegam estão sujeitos a interceptação e captura. Em contrapartida, estas tendem a terum custo de utilização inferior aos necessários para o estabelecimento de redes proprietárias, envolvendo a contratação de circuitos exclusivos e independentes.
Com o explosivo crescimento da Internet, o constante aumento de sua área de abrangência, e a expectativa de uma rápida melhoria na qualidade dos meios de comunicação associado a um grande aumento nas velocidades de acesso e backbone, estapassou a ser vista como um meio conveniente para as comunicações corporativas.
No entanto, a passagem de dados sensíveis pela Internet somente se torna possível com o uso de alguma tecnologia que torne esse meio altamente inseguro em um meio confiável. Com essa abordagem, o uso de VPN sobre a Internet parece ser uma alternativa viável e adequada. No entanto, veremos que não é apenas em acessospúblicos que a tecnologia de VPN pode e deve ser empregada.
Aplicativos desenvolvidos para operar com o suporte de uma rede privativa não utilizam recursos para garantir a privacidade em uma rede pública. A migração de tais aplicações é sempre possível, no entanto, certamente incorreria em atividades dispendiosas e exigiriam muito tempo de desenvolvimento e testes. A implantação de VPN pressupõe quenão haja necessidade de modificações nos sistemas utilizados pelas corporações, sendo que todas as necessidades de privacidade que passam a ser exigidas sejam supridas pelos recursos adicionais que sejam disponibilizados nos sistemas de comunicação.
COMO AS VPN’S FUNCIONAM?


O mundo mudou muito nas últimas décadas. Em vez de simplesmente tratar dos interesses locais ou regionais,muitas empresas agora têm que pensar sobre mercados e a logística globais. Muitas desejam abrir filiais fora do país, e há uma coisa que todas necessitam: uma maneira de manter ,rapidamente, comunicações seguras onde quer que seus escritórios estejam. Há pouco tempo atrás, isso significava usar linhas alugadas para manter uma rede de longa distância (WAN). Uma WAN tinha vantagens óbvias sobre uma redepública, como a Internet, quanto à confiabilidade, ao desempenho e à segurança. Mas manter uma WAN, com uso de linhas alugadas, podia custar caro e, principalmente, porque aumentos no custo são inevitáveis quando a distância entre os escritórios aumenta.
Então, tornou-se necessário utilizar uma tecnologia que fosse viável tanto na economia, como também na segurança e no desempenho:VPN’s. Seu papel é o de criptografar os dados entre certo ponto e outro(s). Além de também interconectar pontos que não se localizam na mesma rede física (Ex: Empresas e suas filiais), e que precisam comunicar-se como se estivessem, o meio de conexão é a Internet.
Basicamente, o que uma VPN faz é criar um túnel entre os 2 (dois) pontos remotos, aonde todo o conteúdo que transita...
tracking img