Trabalho De Vitaminas Lipossol Veis

832 palavras 4 páginas
Aluna: Ant° Vanessa Gomes Moraes Freires
Professor: Kildare Canuto

Vitaminas Lipossolúveis

são as vitaminas solúveis em lipídios e não-solúveis em água. Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas.
As vitaminas lipossolúveis são as vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K.

Vitamina A - Cegueira Noturna, causada por falta de vitamina A, falta de capacidade de perceber detalhes em ambientes pouco iluminados. Cefaléia; lesões na pele, pele áspera e seca. A falta de vitamina A facilita mais a pegar doenças infeccionadas. Alterações cutâneas: A pele se torna seca escamosa e áspera conhecida como pele de ganso ou pele de sapo. Vitamina D- Provoca Raquitismo; desgaste dos ossos (osteoporose) e dos dentes. Vitamina K- Com a má absorção de lipídeos pode causar destruição da flora intestinal. Não foi registrado casos de deficiências graves.
Vitamina E – Em recém nascidos causa anemia e em adultos pode causar problemas neurológicos. Também está associada com a má absorção de gordura e causando prejuízos p/ o fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Vitamina A
Olhos - a ceratomalácia (amolecimento da córnea), olhos secos, com ulcerações e xerose da conjuntiva e córnea, são as manifestações mais precoces. A cegueira noturna, a mais conhecida, é uma das primeiras manifestações de carência da Vitamina A. A dificuldade extrema de visão, inclusive a cegueira total são as manifestações mais graves da sua carência.
Sistema respiratório - o epitélio das vias aéreas sofre alterações, a queratinização, o que propicia um aumento de infeções. Pode haver uma diminuição da elasticidade pulmonar, dificultando a

Relacionados

  • Vegetarianismo
    19273 palavras | 78 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas