trabalho de vida de cristo e espiritualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida de CRISTO e Espiritualidade
RESUMO DOS CAPÍTULOS 5 E 6
CAPÍTULO 5
Espiritualidade de JESUS
TÓPICO 1-Aspectos Fundamentais da Espiritualidade
1.Introdução
A “Espiritualidade” é definida como a qualidade ou o caráter espiritual; segundo o dicionário Bíblico Wycliffe, “DEUS que é espirito, regenera o homem e dá a possibilidade de alcançar a verdadeira espiritualidade. Isto nos leva até JOÃO6:33, o estudioso Alister E. McGrath, registrou algumas definições de espiritualidade em sua obra “Uma Introdução a Espiritualidade Cristã”, a palavra espiritualidade vem do hebraico ruach-termo geralmente traduzido como “espirito”, mais inclui ambos campos de significados.
Espiritualidade trata então da vida da fé, trata do que anima a vida do cristão e o instiga a aprofundar e aperfeiçoar aquiloque no presente está apenas em seu início, espiritualidade é a prática na vida real da fé religiosa de uma pessoa, o que a pessoa faz com o que crê, trata da plena compreensão da realidade de DEUS.
2.Definições básicas segundo MCGRATH
2.1 Espiritualidades
Trata da busca por uma vida religiosa autêntica e satisfatória, a união de ideias especificas de determinada religião.
2.2 EspiritualidadeCristã
Trata da busca por uma existência cristã autêntica e satisfatória, envolvendo a união de ideias fundamentais do cristianismo com experiência de vida dentro da fé cristã. Espiritualidade Cristã pode ser definida como a maneira pela qual as pessoas ou grupos cristãos buscam aumentar a experiência com DEUS, ou praticam a presença de DEUS.
3. Aspectos Fundamentais da Espiritualidade
3.1 O CaráterO Apóstolo Paulo registrou, qual é o propósito de DEUS em CL.1:9, ao afirmar que ELE concede aos seus, o transbordar de pleno conhecimento de Sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual. Inferimos, pois, ser espiritual, a pessoa que através do espirito de DEUS (FIL.2:12,13), alça a um determinado estágio de espiritualidade que faz a diferença perante as demais pessoas que carecemdeste desenvolvimento salvífico.
O caráter de CRISTO é a antítese do caráter adâmico e, sobretudo, é perfeito e condena a maldade. A concordância e a crença no que está escrito sobre Jesus no Novo Testamento não são passíveis de explicação, a menos que sejam embasadas no fato de que, a pessoa e o caráter descritos, verdadeiramente existiam. A pessoa e o caráter de JESUS são reais, suas palavras sãovivas e verdadeiras e, o sistema do qual fazem parte Sua pessoa e Seu caráter foi revelado pelo próprio DEUS.
Somente um personagem na história reivindicou ensinar a verdade absoluta, ser um com DEUS e atestar sua missão divina por obras tais que apenas DEUS poderia operar. (STRONG, 2007).
3.2 A Submissão ao Pai
Este vocábulo “submissão”, no vernáculo significa: obediência, sujeição, subordinação.A pessoa submissa, pois, é obediente, dócil, humilde, respeitosa e resignada.
Esta palavra submissão é utilizada para aludir à posição que JESUS CRISTO assumiu de forma voluntária, dentro das relações da Tri unidade, relativamente ao PAI, no que concerne à posição ou função nas quais Ele se sujeita ao PAI. No texto de 1COR.15:28, diz que, “o Filho” ficará sujeito ao “Pai” na acepção de: apóssujeitar todas as coisas ao seu poder, administrativamente, entregar tudo a DEUS, “o Pai”, o cabeça administrativo.
3.3 A Santificação Pessoal e para Cobertura aos Discípulos e ao Rebanho
O vocábulo santificação significa: ser separado, consagrado, purificado das coisas profanas. A santificação traz em seu bojo, a separação de todas as coisas que são pecaminosas, ademais, concerne à consagração do queé justo, e que está conforme a vontade de DEUS.
Necessária se faz a diferenciação de santificação e justificação.
Santificação é um processo paulatino, gradual, progressivo, que passa a fazer parte da vida regenerada pelo novo nascimento na pessoa que recebe a JESUS CRISTO, como seu único, verdadeiro e suficiente salvador.
Justificação ocorre no exato momento em que a pessoa recebe a CRISTO,...
tracking img