Trabalho de Técnica de Preveñção Combate Sinistro I FINAL
Nível Médio de Segurança do Trabalho
Trabalho de Técnica de Prevenção Combate Sinistro I
Luiz Otávio Franco
Ano: 2013
INTRODUÇÃO
O FOGO
Influência Histórica
O fogo tem fascinado a humanidade durante milhares de anos. Ao seu redor, e graças ao seu calor, têm vivido centenas de gerações. O fogo é a maior conquista do homem pré-histórico. A partir dessa conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito, extraindo a energia dos materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefício.
Entre muitos fatores, o fogo foi um dos maiores responsáveis pelo grau de desenvolvimento que a humanidade atingiu, apesar de que, durante muitos períodos da história, foi utilizado como força destrutiva, para a produção de armas.
Definição de Fogo e Incêndio
O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor.
Incêndio pode ser definido como a presença de fogo não controlado e em local não desejado. É capaz de provocar, além de prejuízos materiais, quedas, queimaduras, intoxicações por fumaça e morte.
O fogo, por sua vez, é resultante de uma reação química em cadeia, e para que esta reação ocorra são necessários:
Combustível, é o material oxidável (sólido, líquido ou gasoso) capaz de reagir com o comburente numa reação de combustão;
Comburente, é o material gasoso (em geral o oxigênio) que pode reagir com um combustível, produzindo assim a combustão;
Ignição, é o agente que dá o início do processo de combustão, é a energia mínima inicial necessária introduzida na mistura combustível/comburente;
Reação em Cadeia, é o processo de sustentabilidade da combustão, pela presença de radicais livres que são formados durante o processo de queima do combustível.
DESENVOLVIMENTO
Classes de Fogo (Tipos de Fogo)
Classe A
São materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: