Trabalho de Turismo Regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

FEAD – Faculdade de Estudos Administrativos
Oitavo período do curso de graduação em Turismo


Nelson C. Souza (637258




TURISMO REGIONAL











SANTALUZ
2012

Nelson C. Souza (637258







Trabalho apresentado à disciplina Turismo Regional do curso de graduação em Turismo da faculdade de Estudos Administrativos de Minas gerais como requisito parcial deavaliação.
Professor orientador: Marcel de Almeida Freitas

















SANTALUZ
2012


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, e a todas as pessoas empenhadas na busca do conhecimento referente aos mais diversos campos da existência humana, e da busca pela compreensão e qualidade de vida, e a você professor, por está nos ensinando como devemos agir etransmitir nossos conhecimentos para outras pessoas fica aqui o nosso reconhecimento dedicado a todos através deste trabalho.





















EPÍGRAFE



























“A educação é arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela).
RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo informar e esclarecer demaneira clara e objetiva o ordenamento territorial do turismo no Brasil, buscando conhecer as ações praticadas objetivando o processo de regionalização, enfatizamos pois, que o turismo começa a ser entendido como uma grande fonte econômica e que pode ter um crescimento muito grande se compararmos com o espaço Brasileiro, poderíamos dizer que é possível que cresça proporcionalmente ao tamanhodo Brasil, sendo necessário que os governos estaduais e municipais adotem e até mesmo patrocinem a idéia de regionalização, integrando-se a iniciativa privada e propiciando a vontade de investir de acordo com o potencial de cada região. A função do poder público deve ser destacada e as palavras de ordem das organizações públicas, sem sombra de dúvidas deve ser a agregação, união e o convergir deesforços, atuando como um agente efetivo de desenvolvimento, sendo de fundamental importância para a expansão da oferta turística em um país de proporções geográficas intercontinentais.








Palavras chave: Espaço, Regionalização, Agregação, Geográficas, turismo.





INTRODUÇÃO

A escolha do Tema se baseia na importância do reconhecimento dos espaços, como primeiro passo parao entendimento das questões relativas à produção dos espaços turísticos, a regionalização do turismo e a situação de alguns municípios turísticos...
Tomaremos como base algumas definições para uma melhor compreensão da relevância da temática. Dentre elas abordaremos a primeira definição de “espaço” feita pelo filósofo Aristóteles para o qual este era inexistência do vazio e lugar como posição deum corpo entre outros corpos. Aristóteles ignorava o homem como constituinte do espaço, contudo, ele já considerava um aspecto importante da estrutura do espaço geográfico, a localização.
Mais adiante, no século XVIII, Immanuel Kant define o espaço como sendo algo não passível de percepção, porém, o que permite haver a percepção. Ou seja, Kant introduziu a idéia de que o espaço é algo separadodos demais elementos espaciais. Entretanto, suas idéias não permitem concebê-lo como algo constituído de significado ou estrutura própria.
Mais tarde, outros filósofos inserem o homem como um componente essencial para a compreensão do espaço, com ser que cria e modifica espaços de acordo com suas culturas e objetivos. Por último, seguiu-se a concepção filosófica de espaço proposta por MauriceMerleau-Ponty: “O espaço não é o meio (real ou lógico) onde se dispõe as coisas, mas o meio pelo qual a posição das coisas se torna possível.”. Todas estas são concepções filosóficas do espaço que, entretanto, diferem um pouco da concepção geográfica.
  A concepção geográfica de espaço que predominou de 1870 a meados de 1950, embora este ainda não fosse considerado como objeto de estudo, foi a...
tracking img