Trabalho de topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas:

1) Latitude

A latitude é à distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul. Por exemplo, Lisboa está à latitude de 38º 4´N, o Rio de Janeiro à latitude de 22º 55´S e Macau à latitude de 22º 27´N.

Longitude

A longitude é à distância ao meridiano de Greenwich medida ao longodo Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Este ou para Oeste.
Por exemplo, Lisboa está à longitude de 9º 8´W, o Rio de Janeiro à longitude de 34º 53´W e Macau à longitude de 113º 56´E.

Altitude

A Terra é aproximadamente esférica, com um ligeiro achatamento nos pólos. Para se definir a altitude de um ponto sobre a Terra define-se uma esfera ---geóide --- com um raio de 6378 km. A altitude num ponto da Terra é à distância na vertical à superfície deste geóide. Por exemplo, a altitude média do Aeroporto de Lisboa é de 114 m, mas a altitude média da Holanda é negativa.

2) Medição a trena por triangulação do terreno: É o método de baixa precisão, indicado para áreas pequenas e limpas (descampadas ou roçadas ). Consiste basicamente embalizamento e medições dos lados da área, que deverá ser dividida em triângulos, cujas áreas podem ser calculadas de varias formas.
Método de irradiação planimétrica: É um método rápido de media precisão (dependendo do cuidado nas medidas), por isso não é aceito pelos órgãos fiscalizadores. É também indicado para áreas pequenas e limpas. É feito a teodolito, preferivelmente com medições indiretas dedistância.
Medição por caminhamento perimétrico: Este método é o mais abrangente e que possibilita a mais alta precisão, entre os métodos convencionais de levantamento planimétrico. Não há restrições quanto ao tipo e tamanho da área. Consiste em percorrer a área, levando os ângulos entre os alinhamentos e o comprimento destes alinhamentos.

3) Anulada

4) O sistema de posicionamento global,popularmente conhecido por GPS (acrónimo do original inglês Global Positioning System, ou do português "geo-posicionamento por satélite") é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo devisão de quatro satélites GPS. Encontram-se em funcionamento dois sistemas de navegação por satélite: o GPS americano e o GLONASS russo. Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileo da União Europeia e o Compass chinês. O sistema americano é detido pelo Governo dos Estados Unidos e operado através do Departamento de Defesa. Inicialmente o seu uso era exclusivamente militar,estando actualmente disponível para uso civil gratuito. No entanto, poucas garantias apontam para que em tempo de guerra o uso civil seja mantido, o que resultaria num sério risco para a navegação. O GPS foi criado em 1973 para superar as limitações dos anteriores sistemas de navegação.

4.1) GPS ou Sistema de Posicionamento Global, é um sistema de posicionamento por satélite utilizado paradeterminar a posição de um receptor na superfície da Terra ou em órbita. Atualmente existem dois sistemas efetivos de posicionamento por satélite: O GPS americano e o Glonass russo. Estão em implantação mais dois sistemas GPS: O Galileo europeu e o Compass chinês.
O sistema GPS foi criado e é controlado pelo Departamento de Defesa dos EUA e pode ser utilizado por qualquer pessoa de forma gratuita,bastando apenas um receptor que capte o sinal emitido pelos satélites.
Atualmente está sendo usado não só na aviação e na navegação. Seu uso se diversifica cada vez mais: empresários, guardas florestais, agricultores, ciclistas etc. Existem atualmente 24 satélites em órbita. O primeiro a ser colocado foi nos anos 70. A partir de então, e com o desenvolvimento da tecnologia, foram sendo criados...
tracking img