Trabalho de tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Com o advento da Teoria das Relações Humanas uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: fala – se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, princípios gerais de Administração etc. Passam aser constatados.
Com a Teoria da Relações Humanas, surge uma nova concepção sobre a natureza do homem: o homem social, que se baseia nos seguintes aspectos:

a) Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores. O comportamento no trabalho – como o comportamento em qualquer lugar – é uma conseqüência de muitos fatores motivacionais.

b) Aspessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com quem interagem.Dificuldades em participar e em ser relacionar com o grupo provocam elevação da rotatividade de pessoal (tunover), abaixamento do moral, fadiga psicológica, redução dos níveis de desempenho etc.

c) O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão eliderança. O supervisor eficaz é aquele que possui habilidade para influenciar seus subordinados, obtendo lealdade, padrões elevados de desempenho e alto compromisso com os objetivos da organização.

d) As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros. Os níveis de produção são controlados informalmente pelas normas do grupo. Esse controle socialadota tanto sanções positivas (estímulos, aceitação sociais simbólicas etc.).

Assim, a teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho surgida com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos que os trabalhadores deveriam forçamente se submeter.

[pic]

Figura 1 - Os principais vultos da Teoria das Relações Humanas1. ORIGENS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

1. As principais origens da Teoria das Relações Humanas são as seguintes:

A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando – a dos conceitos rígidos e mecanicista da Teoria Clássica e adequando – a aos novos padrões de vida do povo americano. Neste sentido, a Teoria das Relações Humanas revelou – se um movimentotipicamente americano e voltado para uma democratização dos conceitos administrativos.
O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras tentativas de aplicação à organização industrial. Realmente, as ciências humanas, gradativamente, passaram a demonstrar a inadequação dosprincípios da Teoria Clássica.
As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é considerado o fundador da escola. Dewey, indiretamente, e Lewin, mais diretamente, também contribuíram enormemente para sua concepção. Também a sociologia de Pareto foi fundamental, apesar de nenhum dos autores domovimento inicial ter tido contato direto com sua obra, mas apenas com o seu maior divulgador na época, nos estados Unidos.
As conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, pondo em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.

1. A Experiência de Hawthorne

Um pouco antes, em 1923, Mayoconduzira uma pesquisa em uma indústria têxtil próxima a Fidladelfia. Essa indústria tinha problemas de produção, uma rotação de pessoal anual ao redor de 250% e havia tentado inutilmente vários esquemas de incentivos. Mayo introduziu inicialmente um intervalo de descanso, deixou a critérios dos operários a decisão de quando as máquinas deveriam ser separadas e contratou uma enfermeira. Em pouco tempo,...
tracking img