Trabalho de tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 132 (32835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância




TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO




INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO E ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO

Demonstrar clareza conceitual a respeito da natureza do estudo da administração e das relações entre esse estudo e ascontribuições que as diversas ciências, em especial as sociais, podem proporcionar. Desenvolver a consciência crítica do aluno no sentindo de entender e compreender a evolução dos diversos conceitos da teoria da administração, suas escolas e as relações entre elas, destacando o caráter contingencial e situacional da administração, determinada pela dinâmica do contexto político, econômico e social dosrespectivos momentos históricos e pela cultura do meio. Capacitar o aluno a perceber as diversas influências que as diferentes escolas podem proporcionar para os processos de gestão empresarial.

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas à produção de bens(produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.). A vida das pessoas depende intimamente das organizações e essas dependem da atividade e dotrabalho daquelas. Na sociedade moderna, as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro de organizações. As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes. Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e organizaçõesnão-lucrativas (como Exército, Igreja, serviços públicos, entidades filantrópicas, organizações não-governamentais – ONGs – etc.). A Teoria das Organizações (TO) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. Por seu tamanho e pela complexidade de suas operações, as organizações, ao atingirem certo porte, precisam ser administradas e a sua administração requer todo umaparato de pessoas estratificadas em diversos níveis hierárquicos que se ocupam de incumbências diferentes. A Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorramdentro de uma organização. Assim, a administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração, as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer. A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizaçõeslucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas. A TGA trata do estudo da Administração das organizações.

Nos dias de hoje, a administração revela-se como uma área do conhecimento humano repleta de complexidade e desafios. O profissional que utiliza a administração como meio de vida pode atuar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisãoelementar até o nível de dirigente máximo da organização. Pode atuar nas diversas especializações da Administração: seja em a Administração da Produção (de bens ou serviços prestados pela organização), ou Administração Financeira, ou Administração de Recursos Humanos, ou Administração Mercadológica, ou ainda a Administração Geral. Em cada nível e em cada especialização da Administração, as...
tracking img