TRABALHO DE TGA NIVEA TEORIA DA BUROCRACIA

2814 palavras 12 páginas
TRABALHO DE TGA – FACULDADE DE SÃO LOURENÇO - MG
PROF.º ROGÉRIO PAIVA

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO

Modelo Burocrático

Teoria Burocrática

ALUNA ANA NIVEA NEVES – RGM: 3600
2º PERÍODO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
AGOSTO DE 2008

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISRTAÇÃO

No Início do Século XX...

Burocracias de Weber:

Surgiram como conseqüência da necessidade que as empresas tinham de ordem e exatidão. O aparecimento das burocracias veio com o despontar do Capitalismo e das poupanças como meio de economia sem ostentação. Graças ao mercado de mão-de-obra, ao estado–nação centralizado e a divulgação da Ética Protestante (que valorizava o trabalho como “Dom divino”) que as Burocracias foram crescendo.

Culminou com a Revolução Industrial onde um modelo burocrático de administrar foi tomando forma, pois havia uma preocupação em administrar com maior eficiência. O Modelo Burocrático de Organização surgiu como uma reação natural e com a finalidade de acabar com a crueldade, o nepotismo, e julgamentos parciais entre patrões e empregados.

Os proprietários das burocracias têm um grande prestígio, status social e econômico e se tornam uma poderosa classe social, os burocratas.

Com o crescimento e proliferação das burocracias a Teoria Administrativa, até então introspectiva e voltada para acontecimentos internos da organização, ganhou nova dimensão com o surgimento da Abordagem Estruturalista.

Logo, as formas burocráticas de administrar alastraram-se por todos os tipos de organizações humanas: militares, educacionais, públicas, filantrópicas, privadas, públicas, etc.

Um pouco de Max Weber... Nasceu em Turíngia, Alemanha, em abril de 1864;
Morreu em Munique em junho de 1930;
Sua família definia-se pelo protestantismo;
Seus pais eram refugiados do Império austríaco e tornaram-se comerciantes de tecidos;
Recebeu uma educação ortodoxa clássica;
Se formou em direito e tornou-se professor universitário, jornalista

Relacionados