Trabalho de tga - modelos de organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de TGA I - Modelos de Organização

1. Faculdades de Ciências Administrativas de Caratinga Disciplina: Teoria Geral da Administração 1º Período de Administração Professor: Adriano F. Azevedo Equipe: Josester Teixeira Ednor Gomes Marlon Alves Hamilton da Silva
2. -Modelos de Organização- *Imagens da Organização segundo Morgan *Ciclo APO
3. Nos anos 60, a pesquisa sobre asorganizações permitiu a identificação de modelos alternativos ao tipo ideal weberiano. Esses modelos retratam organizações cujo funcionamento depende mais das pessoas do que das regras impessoais do tipo ideal de Weber. Recebem designações como: modelo pós-burocrático, modelo orgânico e Sistema 4.
4. Burns e Stalker estudaram empresas da Escócia, que saíram de ramos industriais tradicionais, que estavamem declínio, para ingressar no mercado dinâmico da alta tecnologia. As dificuldades que observaram nessas empresas, para fazer a transição, levaram-nos a criar dois tipos ideais, como pólos opostos da mesma régua. *Tipo mecanicista: tarefas especializadas e precisas. *Tipo orgânico: há contínua redefinição de tarefas.
5. Neste trabalho nós vamos ver que Morgan interpreta as organizações a partirde metáforas , comparando-as a imagens que permitem vê-las enquanto máquinas , organismos vivos , cérebros , culturas , sistemas políticos , prisões psíquicas , fluxos e transformações e instrumentos de dominação.
6. O que é metáfora? É substituir a significação natural de uma palavra por outra significação com a qual tem certa relação ou semelhança. A relação e a semelhança estão na nossapercepção e interpretação. Através da percepção que temos e da interpretação que damos, obtemos uma representação, ou seja, uma imagem.
7. As organizações vistas como Máquinas : A organização imaginada como máquina enfatiza a organização e a hierarquia, procurando deixar bem claro quais são as responsabilidades e quem tem autoridade sobre quem. Disciplina, estabilidade e tratamento uniforme das pessoassão outras características que a máquina valoriza. Taylor e Fayol foram advogados deste tipo de organização.
8. Organismo Vivo O organismo vivo é a metáfora biológica das organizações. A ênfase está na capacidade de adaptação e não no arranjo ordenado das coisas. As tarefas e as linhas de autoridade podem ser mudadas continuamente, para permitir o alinhamento da organização com seu ambiente.
9.Cérebro A imagem do cérebro aplica-se às organizações em que a inteligência e o conhecimento estão espalhados em todos os lugares. Assim, qualquer parte da organização pode reproduzir e fazer o papel do todo. Além disso, cada parte aprende por si e aprende a aprender.
10. Cultura A quarta imagem de Morgan é das organizações como culturas. As pessoas que compartilham uma cultura interpretam situaçõese eventos da mesma maneira. A visão da cultura permite enxergar outros aspectos além dos formais e racionais, mostrando as possibilidades como clientes, a mudança de perspectiva tem impacto positivo sobre a estratégia e a competitividade.
11. Sistema político Como sistema político, a organização é feita de interesses de vários tipos: departamentais, grupais, pessoais e assim por diante. Alémdisso, pode ser democrática ou autocrática, ou ficar em algum ponto no meio desses dois extremos
13. Prisão Psíquica A visão das prisões psíquicas mostra as organizações com muito maior poder sobre as pessoas do que elas na realidade têm. As pessoas ficam confinadas a seus papéis limitados e tornam-se incapazes de pensar de forma diferente da que acreditam ser a desejada pela organização.
14.Sistema em Fluxo e Tranformação A sétima imagem de Morgan é a das organizações em contínuo processo de mudança e intercâmbio com o ambiente. Esta imagem permite enxergar a necessidade de adaptação para a sobrevivência, em que a influência é recípocra, entre a organização e o ambiente.
15. Instrumento de Dominação A última imagem de Morgan mostra as organizações como instrumentos de...
tracking img