Trabalho de teoria instirucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Institucional

Dalvan Correia da Silva
Email: dalvanks@hotmail.com R.A 5198564
Curso Administração – Disciplina Jogos de Empresas
FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas
Profº Luiz FelipeÂngelo Filho

Resumo

Antigamente, as organizações eram vistas pelos sociólogos em seus estudos organizacionais como fatores problemáticos sociais. Essas organizações eram vistas como um sistemafechado e independente, assim seu alvo de estudo não estava nelas.
Depois de algum tempo, as organizações começaram a ser consideradas como um sistema aberto com um conjunto de subsistemasinter-relacionados, sujeitos ás influências dos ambientes externos.
Esse artigo possui o objetivo, explicar as estruturas institucionalizadas utilizadas pelas organizações, as quais a utilizam para obter ocontrole e a coordenação das tarefas efetuadas dentro da organização.

Palavras Chaves
Institucional, Objeficação, Habitualização e Sedimentação.

Estrutura Formal e Informal

Toda empresapossui dois tipos de estrutura: formal e informal. A empresa que possui estrutura formal é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. A estruturaformal da ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades é estável, sujeita ao controle de suas atividades, esta na estrutura e possui lideres com atitudes e posturas formais. Organizaçõescom estrutura informal apresentam as seguintes características: a autoridade flui na maioria das vezes na horizontal, é instável, não está sujeita a controle, está sujeita aos sentimentos, o líder agede maneira informal, desenvolvendo assim, novos sistemas e canais de comunicação.

Ambigüidades na Teoria Institucional

Segundo Meyer e Rowan, as ambigüidades definem a estrutura institucional,isto é, aquela que está sujeita a desvinculação da ação e da estrutura formal.
Eles definem a estrutura institucional como força causal de padrões estáveis de comportamento, sendo considerada...
tracking img