Trabalho de teoria da administração anhanguera segunda semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso: ADMINISTRAÇAO Período Letivo 2011/2
Semestre 2º Seméstre Disciplina: Teoria Administrativa
Nome Tutor Presencial: Vânia
Nome Professor EAD: MONICA SATOLANI
Nome Aluno(a): Denise jara Martins Ra: 294895
Luana Marques Ra:340596
Ediel Oliveira Pereira Ra: 289256
Rodenilson de Souza Moreira Ra: 290435
Rogério Almeida Ra: 308432


Desafio de aprendizagem teoria administrativa

Etapa :1
Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdios da Administração eAbordagem Clássica da Administração
11 Variáveis básicas
1.2 Idealizadores que contribuíram para a (TGA)

Etapa :2
Abordagens Humanística, Neoclássica e Estruturalista da Administração
2.1 Teorias das Relações Humanas
2.2 Teorias Comportamentalista
3.0 Abordagens Estruturalista
3.1Teorias da Burocracia
3.2 Teorias Estruturalista

4.0 Abordagens Neoclássica

Considerações finaisBibliografia

Etapa: 3 Considerações Finais um confronto entre o conteúdo do PLT da disciplina e o conteúdo defendido pelos autores nos artigos

Introdução:

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançaremobjetivos.
A administração é vista como uma habilidade humana que teve sua construção teórica baseada sob a influência de vários filósofos da época, e suas teorias se concretizaram após a revolução industrial com os percussores Taylor e fayol, com a famosa teoria clássica.
O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança,comunicação, motivação e na construção de talentos (CHIAVENATO, 2007, p. 70). Cria uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum. (ARAÚJO, 2007, p. 12)

Desenvolvimento:

Administração como habilidade humana

O termo habilitação humana é aquela qualidade de o executivo trabalhar eficientemente como integrante de um grupo e de realizar um esforçoconjunto com os demais componentes da equipe que dirige. Enquanto a habilitação técnica se volta principalmente para o manuseio de coisas, (processos ou objetos físicos), a habilitação Humana diz respeito mais à habilidade de as pessoas trabalharem com os outros. Essa aptidão é demonstrada na maneira como o indivíduo se apercebe (e reconhece a percepção) de seus superiores, companheiros esubalternos e no modo como se comporta posteriormente.
A pessoa dotada de grande habilidade humana é cônscia de suas próprias atitudes, opiniões e convicções acerca dos outros e de grupos de pessoas; é capaz de aquilatar a utilidade e as limitações de tais sentimentos.
Ao aceitar a existência de opiniões, percepções e convicções que são diferentes das suas próprias são suficientemente hábeispara compreender o que os outros realmente querem dizer com palavras e atos. É igualmente hábil em comunicar aos demais, dentro do modo de pensar dos outros, aquilo que pretende dizer com seu próprio modo de agir.
Tal pessoa trabalha para criar um ambiente de boa vontade e segurança no qual seus subalternos se sintam à vontade para se expressar, sem receio de serem censurados ouridicularizados, incentivados que são a participar no planejamento e na execução de tudo o que diretamente lhes diz respeito. Essa pessoa é bastante suscetível aos anseios e motivações dos demais, dentro da empresa, para poder julgar as possíveis reações e resultados de diversos tipos de ação que possa vir a tomar. Tendo essa sensibilidade, o indivíduo é capaz de agir e se empenha em fazê-lo de maneira a...
tracking img