Trabalho de teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Violaram os termos do concerto pela idolatria e atitudes apóstatas e pelo repúdio aos direitos que diziam ter sobre eles. A garantia de restauração dizia era que nem todo Judá seria destruído. Umremanescente sobreviveria e se tornaria o núcleo em torno do qual as promessas do Senhor relacionadas ao concerto continuariam. A mensagem de Restauração o maior ato de redenção na longa história deIsrael foi o êxodo. Neste acontecimento grandioso, Deus libertara os descendentes dos patriarcas da escravidão a um soberano hostil no Egito e os levara ao monte Sinai, onde foram constituídos como naçãodo concerto, um “reino sacerdotal” (Êx 19.6), cuja lealdade agora tem de ser exclusivamente a ele.
Como marco decisivo da vida nacional de Israel, este complexo de salvação se tornou o paradigma dagraça salvadora de Deus permanente e futura a favor dos israelitas. Quando a necessidade de libertação surgia ocasionalmente, os profetas relembravam o êxodo como ponto de referência, no qual sefundamentava toda libertação futura. Na realidade, o tema integrativo de Isaías 40 a 66 é o segundo êxodo que o Senhor efetuaria para salvar os israelitas da Babilônia – o “segundo Egito”- e os traria devolta a terra da promessa.
Aqueles que se rendessem à sua graça disciplinar, ele faria um concerto com eles como fizera no Sinai. Os que se rebelassem, não entrariam na terra da promessa. Quandoeste segundo êxodo acabar e o povo do novo Israel estiverem na terra, eles confessarão diante de todo o mundo que Ele é o Senhor (Ez 29.42) e oferecerão a si mesmos e as suas dádivas a Ele comoexpressões de adoração e louvor. Os temas do reajuntamento como ovelhas e do concerto se unem em Ezequiel 34.25-31. O Senhor promete fazer um concerto de paz com as ovelhas reunidas. O aumento da população dopovo de Deus acompanhará o aumento da prosperidade da terra (Ez 36.10,11). A comunidade redimida reconstruirá as cidades destruídas e replantará os campos abandonados (Ez 36.33,34). Como nova...
tracking img