Trabalho de tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Curso Superior de Tecnologia

Projeto Integrado Multidisciplinar I

São Bernardo do Campo

2010

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Curso Superior de Tecnologia

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Douglas Ferreira Felipe

RA : 1008732

Rogério Teixeira de Oliveira

RA :1004172

Elcio Guartieri

RA : 1004868

Curso : Gestão em Tecnologia da Informação

Primeiro Semestre de 2010

São Bernardo do Campo

2010

Resumo

Este estudo acadêmico tem a finalidade de mostrar que o uso de computadores pedagógicos em sala de aula pode aumentar o poder de aprendizado dos alunos, uma vez que os computadores são vistos como uma maquina deentretenimento, fazendo com que o aluno, de forma descontraída, possa aprender com mais facilidade do que em aulas expositivas, que há muito tempo estão ultrapassadas. O uso de computadores pedagógicos estimula a criatividade e a curiosidade dos alunos, através de pesquisas em tempo real e com fontes confiáveis. Caberá ao professor se readequar as necessidades atuais, ensinando, aprendendo e orientandoos alunos na busca por informações na rede (internet), evitando que o aluno tenha acesso a conteúdo inapropriado ou de pouca confiabilidade. O professor poderá utilizar softwares pedagógicos que ajudem a criança no raciocínio lógico, coordenação e leitura constante com o uso do recurso tecnológico inovador.

Palavras chaves : Aluno, professor, computador, internet, software.

Abstract

Keywords

Sumário

1. Introdução 10

2. Evolução da informática nas escolas do Brasil. 11

3. Formação do Professor. 12

4. Utilização da Informática na Educação 14

5. O computador como maquina de ensinar e como ferramenta de ensinar. 16

6. Software e aplicativos na educação. 17

7. Recursos da internet. 18

8. Conclusão 20

9. Referencia Bibliográfica 21

1. Introdução

Ainformática tem evoluído ao longo dos últimos 20 anos de forma assustadora, deixando de ser uma ferramenta de auxilio na execução de simples tarefas e passando a ser essencial em todas as áreas de conhecimento do homem, nos mais variados setores profissionais, sejam eles públicos ou privados. Direta ou indiretamente todos fazem uso de algum serviço no qual a tecnologia esta presente, desde tarefassimples até tarefas extremamente complexas.

Geralmente quando se fala em informática, uma idéia inicial restringe a tecnologia. Este pensamento técnico foge a abrangência da informática, que pode ser uma ferramenta muito competente no auxilio a educação, seja ela na educação de crianças normais e até mesmo em crianças com necessidades especiais. O Brasil esta longe de ser um país que aplicaessa metodologia, em países desenvolvidos o uso de computadores pedagógicos é amplamente utilizado.

Entretanto o governo federal através de alguns programas sociais, tais como, a democratização de acesso a internet, ou até mesmo o famoso computador de

U$ 100,00 (Cem dólares) esta buscando implementar o uso de computadores pedagógicos no sistema publico de ensino, principalmente nainicialização dos alunos do ensino fundamental.

2. Evolução da informática nas escolas do Brasil.

Segundo (Ralston & Meek, 1976) a utilização de computadores data da mesma época do aparecimento comercial dos mesmos. Por volta da década de 50, quando começaram a ser comercializados os primeiros computadores com capacidade de programação e armazenamento de informação, apareceram as primeiras experiênciasdo seu uso na educação. Como na resolução de problemas nos cursos de pós-graduação em 1955, e como máquina de ensinar, foi usado em 1958, no Centro de Pesquisa Watson da IBM e na Universidade de Ilinois. (VALENTE, 1999)

No Brasil a introdução de computadores na educação data de mais de 20 anos. Foi no início dos anos 70 a partir de algumas experiências na UFRJ, UFRGS e UNICAMP. Nos anos 80...
tracking img