Trabalho de tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO ESTRATÉGICA DA EXPEDIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

NO SETOR DE HORTI-FRUTI.










SÃO PAULO
RESUMO

O responsável pela evolução desse setor (Expedição e Distribuição) é sem duvida o consumidor, que por sua vez estão aumentando seu nível de exigência: querem produtos frescos e de qualidade e menores preços. Por isso, os supermercados passaram a ser mais exigente com seusfornecedores, priorizando a relação direta com os produtores.
Houve uma evolução grande nesse setor, desde o plantio até a distribuição nos supermercados, com a garantia de origem a qualidade e rastreabilidade agora são exigências das grandes redes nesse segmento.
Nesse processo de qualidade (G.O), os fornecedores foram bem selecionados, pois a exigência dos supermercadistas é grande quando se refere emqualidade e rastreabilidade. Portanto a uma grande vantagem na comercialização desses produtos, pois podem agregar mais valor a ele. Além disso, o tempo de maturação desses produtos demoram mais, pois os consumidores manusear menos esses produtos por estarem embalados.









APRESENTAÇAO DA EMPRESA


A empresa Carrefour foi criada em 1959 na França, o surgimento da empresa deu-secom a união de duas famílias de comerciantes, comandados por Marcel Fournier e Denis Defforey. Através dessa fusão surgiu então a logo marca Carrefour. No ano de 1960 foi inaugurado o primeiro supermercado, na cidade francesa Parmelan, na região do Haute-Savoie. Em 15 de junho de 1963 surgiu, um novo conceito de lojas, o hipermercado, com 2500 metros quadrados de área de vendas de 400 vagaspara estacionamento, que foi inaugurado em uma cidade próxima de Paris, chamada Sainte-Genevieve-Des-Bois.
A partir dai, o Carrefour abriu outras unidades na França e em outros países da Europa, devido à receptividade do publico a começar pela Bélgica em 1969, e Espanha em 1973, com o primeiro hipermercado Pryca. Em 1989 o Carrefour se tornou o primeiro varejista mundial a ingressar no mercadoasiático através de uma parceria com uma empresa Uni President Enterprises Corporation, inaugurando lojas em Taiwan. A experiência adquirida serviu como base para abertura de outras lojas em países do continente como Malásia (1994), China (1995), Tailândia (1996) e Indonésia (1998). No ano de 1999, o Carrefour e o grupo Promóder (proprietária da rede de supermercados Champion) se fundem formando amaior rede varejista alimentícia da Europa e a segunda maior do mundo.
Nesse mesmo ano o grupo comprou cerca de 85 supermercados no Brasil. No ano seguinte inaugurou seu primeiro hipermercado no Japão e ingressou no comercio on-line. Foi assim q o grupo Carrefour se transformou num gigante no setor de varejo.




Trajetória Carrefour

O Carrefour está no Brasil há mais de 35 anos.Pioneiros no varejo, reunimos uma equipe que representa a diversidade do País.
Com mais de 170 lojas distribuídas pelo Território Nacional, nos relacionamos com milhares de pessoas, diariamente e estamos abertos ao aprendizado mútuo com todos os nossos públicos.


Ano 1975

O Carrefour chega ao Brasil.

Ano 1976

Após o sucesso comercial do Hipermercado em São Paulo, o Carrefour inaugura suaprimeira loja na cidade do Rio de Janeiro.








Ano 1980

O Carrefour lança oficialmente o Compromisso Público, documento registrado em cartório que garante o menor preço ou a diferença de volta direto no caixa.

Ano 1989

É lançado o cartão de crédito Carrefour. Com o passar dos anos os cartões se tornaram mais um serviço do leque de facilidades oferecido pelo Carrefour.Ano 1993

É aberto o primeiro posto de combustível Carrefour na loja de Santo André.

Ano 1998

Carrefour compra 85 lojas no Brasil e implementa o novo modelo de mercados no Brasil, os Supermercados.

Ano 1999

É lançado o selo Garantia de Origem, que certifica o processo de plantio, obtenção, transporte e armazenagem de alguns alimentos perecíveis comercializados pelo Carrefour....
tracking img