Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética ou filosofia moral

Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válidos para todos os seus membros. Culturas e sociedades fortemente hierarquizadas e com diferenças de castas ou de classes muito profundas podem até mesmo possuir várias morais, cada uma delas referida aos valores de umacasta ou de uma classe social.
No entanto, a simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais.
Ethos, do grego, significa costumes, extrai-se Ética. Do latim, Mores, donde moral. Ciência da moral. “Estudo dos juízos de apreciação referente àconduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal”.
Ética moral, enquanto ciência que estuda as virtudes da humanidade, vem sendo especulada desde os tempos antigos até os nossos dias, pelos mais ilustres filósofos: Sócrates, Aristóteles, Rousseau, Kant, Hegel, Kierkergard... Podemos dizer que a filosofia a ética ou filosofia moral inicia-se com Sócrates. Percorrendopraças e ruas de Atenas, Sócrates perguntava aos jovens e velhos o que eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam ao agir: o que é a coragem? A justiça? A piedade? A amizade? O que é a virtude? O que é o bem? Respondiam sem pensar no que diziam, repetiam o que aprenderam na infância.
Moral: em sentido amplo, conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupode homens. Observa o bem e o mal, acata ou transgride regras de um grupo.
Ética: é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral.
Caráter histórico e social da moral: É de tal importância a existência do mundo moral que se torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras. Uma das características fundamentais dohomem é ser capaz de produzir interdições (proibições). Lévi-Strauss (francês), na passagem do reino animal ao reino humano, ou seja, a passagem da natureza à cultura, é produzida pela instauração da lei, por meio de proibição do incesto. É assim que se estabelecem as relações de parentescos e de aliança sobre as quais é construído o mundo humano, que é simbólico.
Moral constituída: exterior eanterior ao indivíduo, orientam seu comportamento por meio de normas. Quando o homem nasce ela já existe. A adequação do indivíduo pode ser considerado moral ou imoral.
Caráter pessoal da moral: Observar nossa discussão sobre o ambiente em que vive a criança. No entanto, a moral não se reduz à herança recebida. À medida que a criança se aproxima da adolescência, aprimora o pensamento abstrato ea reflexão crítica, então ela tende a colocar em questão os valores herdados. Isso significa que o ato só é propriamente moral se passar pelo crivo da aceitação pessoal da norma.
Portanto o homem é herdeiro e criador de culturas e só terá vida autenticamente moral se, diante da moral constituída, for capaz de propor a moral constituinte.
Caráter social e pessoal da moral: de um lado asociedade e de outro a intimidade do sujeito. Ao primeiro sucumbimos ao dogmatismo ao legalismo: o regulamento, os valores herdados a observância da lei. Vivência moral empobrecida: farisaísmo. Do outro lado o indivíduo, cairá no individualismo, “tirania da intimidade”, amoralismo. Robinson Crusoé diz, o homem não é um ser solitário, mas “com-vive” com pessoas, e qualquer ato seu compromete os que ocercam. É preciso considerar os dois pólos contraditórios do social e pessoal numa relação dialética, ou seja, numa relação que estabeleça o tempo todo a implicação recíproca entre determinismo e liberdade, entre adaptação e desadaptação à norma, aceitação e recusa da interdição.
Ato moral: A instauração do mundo moral exige do homem a consciência crítica, que chamamos de consciência moral. O...
tracking img