Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que representou o renascimento para o pensamento científico?
O renascimento foi o desprendimento das idéias teocêntricas colocadas na sociedade medieval, mais o renascimento teve varias fases e vários setores como, o renascimento cultural, comercial, artístico científico. Como nessa sociedade quem obtinha o conhecimento era a igreja católica com renascimento se quebra muitos dogmascolocados na cabeça do homem da idade media. E é assim que o pensamento científico ganha espaço e passa ser uma das vertentes do renascimento voltando as origens gregas do pensamento questionadores voltados p/ as ciências e modo geral. O pensamento científico renasceu no renascimento depois de muito tempo ter sido adormecido na idade media por interesses religiosos.
2. Quais as diferenças maisimportantes entre a mentalidade feudal e a renascentista?
O período feudal não foi época de progresso. Como a igreja possuía o domínio, o homem tinha apenas a visão que o clero impunha, ou seja, mentalidade feudal consistia em uma mentalidade fechada e submissa as ordem e função que impedia os servos de pensar. Já o renascimento ( o próprio nome diz, "renascer") as coisas mudaram. O homem se libertoudas correntes da igreja e deu continuidade ao progresso da humanidade. A mentalidade renascentista tem uma visão e pensamento ampliados.
3. Analise as principais concepções políticas de Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau.
Maquiavel: Foi considerado um grande filósofo político, que ao refletir sobre a realidade de sua época, elaborou a teoria de como se constitui o Estado Moderno, sendo este ocomeço da ciência política. A política passa a ser tida como uma ciência autônoma. O método utilizado por ele rompe com a tradição medieval ao fundamentar-se no empirismo e na análise dos fatos recorrendo à experiência histórica da Roma Antiga.
Hobbes: Formula a teoria de que o impulso à propriedade que dirige os homens. Segundo ele, o estado primitivo das sociedades humanas era o estado deguerra, visto que cada um buscava seus interesses, sua sobrevivência, pela força. À cobiça pela riqueza, pelo poder, pela propriedade provoca-os a criar um contrato, para assim estabelecer uma seguridade, visto que, na busca por seus ideais, destroem-se uns aos outros. O Estado, criado então para dar segurança à vida das pessoas, possui um soberano, soberano este, que detém o poder para delimitar alei, a justiça e o dever de assegurar a paz, devendo, portanto, intervir em questões que gerem conflito e guerra.
Locke: Locke defendia a soberania da população e não do Estado; para ele, o Estado possuía supremacia, mas devia respeitar as leis naturais e civis, cabendo como função para o soberano, preservar os direitos individuais. O Estado detém o direito de julgar e punir criminosos que seopunham às leis, atuando como juiz nos conflitos sociais.
Rousseau: Foi um importante filósofo do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a Revolução Francesa (1789). Seu pensamento político, baseado na idéia da bondade natural do homem, levou-o a criticar em diversas ocasiões a desnaturalização, a injustiça e a opressão da sociedade contemporânea.
4. O que é soberania para Rousseau?
É “oexercício da vontade geral”, é um poder sobre os membros da sociedade que o pacto social dá ao corpo político. Assim, o ato de soberania no sistema de Rousseau não provém de um homem ou grupo de homens em detrimento de ou sobre outros homens, mas do pacto social que todos referendaram, e aquele que o dirige não é a vontade de poucos ou alguns, mas a vontade geral, o “soberano” age criando asleis.
5. O que o homem do iluminismo esperava da ciência?
O Homem por si próprio pode fazer tudo. Pode pensar, pode criar, pode falar, pode escrever, pode fazer de si próprio a sua própria Ideologia. Não precisa da religião ou de um intermediário para se locomover, pode realizar obras sem a presença de um Deus. A Ciência pode explicar tudo o que acontece na natureza e no Universo. Nós somos...
tracking img