Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Cândido Rondon – UNIRONDON.

Trabalho
De
Sociologia

Acadêmicas: Maria Aparecida Gouveia Liceti
Daiana Rosa Borges.
Turma: 2º semestre A – noturno.
Professor:Aroldo Arruda.
Disciplina: Sociologia Jurídica
Tema: A anomia em Merton.

1. Introdução:

Merton chama de anomia a instabilidade social trazida pela divergência de comportamentos. Merton(1938, p. 223) é quem discorre especificamente sobre a anomia no caso do crime, dizendo que tal fenômeno é “o sintoma ou expressão do vazio que se produz quando os meios socioestruturais existentes nãoservem para satisfazer as expectativas culturais de uma sociedade. Os comportamentos divergentes podem ser sociologicamente explicados como sintoma da dissociação entre os objetivos propostos pelacultura e os meios socialmente estruturados para alcançá-los.
Merton explica a existência de três objetivos culturais: as necessidades ou aspirações que estão na cultura; as normas que regulam oatingimento das necessidades; e as oportunidades e habilidades existentes para atingir os objetivos, conforme as normas.
As variações destes três fatores distribuídos desigualmente causam tensões sociais.Para adaptar-se às contrariedades em atingir seus objetivos as reações correriam segundo “uma tipologia de modalidade de adaptação individual”, que iria desde o conformismo até a rebelião.
Examinandoa situação conflitiva que pode ser estabelecida entre as aspirações culturalmente prescritiva (metas culturais) e o caminho socialmente indicado para atingi-las (meios institucionalizados), Mertonfez uma classificação dos tipos de comportamento. Trata-se daquilo que o autor denomina de modos de adaptação, que exprime o posicionamento de cada individuo em face das regras sociais. Nestaclassificação os símbolos positivo e negativos são utilizados parara indicar se os indivíduos aceitam ou não as metas e os meios socialmente estabelecidos (Merton, 1970, p. 213).

Exemplo...
tracking img