Trabalho de sociologia das cidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociologia, o espaço e a cidade (pp 13 - 41)primeiro capítulo
MELA,Alfredo.A Sociologia das cidades.Roma: estampa,1996

18 de Abril de 2012





1.1. Sociologia urbana: o objetivo e os limites
1.2.1. O estranho tema da sociologia urbana
A interpretação do texto baseia –se muitas vezes na associação a um prévio conhecimento sobre o assunto abordado.
- Cadaindividuo em si é responsável pela construção da cidade.
-a sociologia urbana é uma linha de pesquisa situada no âmbito das disciplinas sociológicas e se interessa principalmente pelas cidades nos seus aspectos sociais, como: comportamento dos indivíduos,relações entre esses indivíduos, formação de grupos sociais, movimentos de instituições, organizações, ligações de complementaridade ou decompetição entre as entidades, até a configuração da própria cidade como sistema social.
-Hoje em dia não se faz delimitação entre campo e cidade como eram feitas no período medieval, no entanto é ainda mais difícil a delimitação da cidade de um ponto de vista sociológico, ou seja, se se considerar um sistema social.
-A cidade é um subsistema constituída de pequenos subsistemas, cada um com suafinalidade, numa só palavra , a cidade é um sistema global.
- A partir do momento em que uma cidade é uma totalidade ( e não uma parte), trata-se de uma realidade poliédrica e rica de facetas.Portanto, ao menos como principio, não existe um tema de relevo sociológico que não seja também relevante para o sociólogo urbano.
- Sociedade urbana: é a concentração coletiva da atenção não num aspectoem particular da vida social mas na dimensão espacio-temporal, ou ambiental, de todos os aspectos que ela apresenta.
-A sociologia urbana tem vocação especifica: não deve jamais esquecer que, quando se fala de sociedade ou mesmo da atuação social,da interpretação, do conflito, etc,se alude a fenômenos que ocorre em pontosbem definidos do espaço e do tempo, que são condições dos recurso evínculos presentes no ambiente que também contribuem para transformar continuamente o meio.
- O âmbito urbano não é o único espaço significativo para a sociedade moderna, porem ocupa o primeiro plano.
1.1.2. Uma disciplina de limites atenuados
- a sociologia urbana relaciona- se com outras disciplinas que partem dos setores científicos ate chegar aos idealmente mais distintos.
* Outrasdisciplinas sociológicas de caráter territorial:
* Sociologia rural: interessa-se pelas posições que têm na agricultura a base econômica principal.
* Sociologia das comunidades locais: concentra-se na sua maior parte nos aspectos socioculturais,estilo de vida e formas de organização social.
* Sociologia da habitação: ocupa-se em particular das relações entre os indivíduos que compõem asunidades residenciais( do tipo familiar ou outro) e entre essas ultimas as estruturas físicas que dão respostas as necessidades habitacionais.
* Sociologia do ambiente: trata –se da função que o relevo crescente exerce sobre as questões ambientais. E relaciona- se com o território e também com a cidade entendida como sistema em que se estabelece um equilíbrio frágil entre atividades sociaise recursos naturais.
* Sociologia das migrações e do turismo: Refere- se ha alguns campos de estudo mais específicos, centrados em torno de fenômenos ou atividades particulares.
* Disciplinas não sociológicas de caráter territorial:
* Interseção entre geografia urbana e regional.
* Grande proximidade com a antropologia cultural e etnologia.
* No campo econômico , aeconomia do espaço e a economia urbana.
* Associa-se ha pesquisas historiográficas, com particular atenção para a historia urbana.
* Desenvolveu-se linhas de estudo associados a psicologia, emprega-se muitas vezes o rotulo de sociologia ambiental.

* Disciplinas de caráter normativo e projectual:
* Ciências econômicas, politicas e da administração.
* A Disciplinas como...
tracking img