Trabalho de sociloogia

468 palavras 2 páginas
4- Classes sociais Marx em seu pensamento sociológico nos transmite uma mensagem de que as relações sociais entre os homens se dão por meio das relações de oposição, antagonismo e exploração, sendo esta o principal mecanismo de sustentação do capitalismo. Tendo às ideias liberalistas, que consideravam os homens, por natureza, igual política e juridicamente, Marx negava a existência de igualdade natural. Ao contrário dos liberalistas que consideravam os homens livres das desigualdades estabelecidas pela sociedade, Marx dizia que numa sociedade onde predomina o capitalismo as relações de produção inevitavelmente provocam desigualdades sociais, sendo à base da formação das classes sociais.

5 – Alienação Marx desenvolveu o conceito de alienação mostrando que o processo de industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separam os trabalhadores dos meios de produção, ou seja, os trabalhadores, juntamente com as ferramentas, a matéria prima, a terra e as máquinas tornaram propriedade privada do sistema capitalista. Além da alienação econômica, o homem sofre também a alienação política, pois o princípio da representatividade, que é a base do liberalismo, criou a ideia de Estado como um órgão político justo, responsável por representar toda sociedade e dirigi-la por meio do poder delegado pelos indivíduos dessa sociedade. Marx mostrou que o Estado acaba representando apenas a classe dominante, ou seja, o Estado seria apenas um instrumento de garantia e de sustentação da classe detentora dos meios de produção e só age conforme o interesse desta. As classes dominantes economicamente encontravam meios para conquistar o aparato oficial do Estado e, através dele, legitimar seus interesses sob a forma de leis, planos econômicos e políticos.

6 - Mais Valia Outro conceito desenvolvido por Marx foi a mais-valia, que seria o valor que o capitalista vende a mercadoria, menos o valor gasto para produzi-la. Para explicar melhor, suponhamos que um

Relacionados