Trabalho de sistema operativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As funções de um sistema operativo, dependem do tipo e área de aplicação deste. Os Sistemas Operativos do tipo genérico, englobam geralmente, grande parte das características comuns aos outros tipos de sistemas operativos. A nível de mercado, este é o tipo de programas de sistema mais usado, pelo que, vamos basear o nosso estudo na estrutura e funcionalidades genéricas deste tipo desistemas. Considere-se, então, um sistema com a seguinte arquitectura:
Ilustração 1- Estrutura hierárquica de um SO de uso genérico (kernel)
Cada camada que compõe o Sistema Operativo de tipo genérico, utiliza as facilidades implementadas pelos níveis inferiores e disponibiliza novas funcionalidades aos níveis superiores. Pode-se então concluir, que a implementação da Gestão de Ficheiros necessitaobrigatoriamente que a Gestão de Input/Output esteja funcional. As funcionalidades que vamos analisar, serão abordadas ao nível dos conceitos, de modo a que os alunos possam entender todas as potencialidades e limitações dos sistemas operativos, com os quais vão trabalhar e desenvolver grande parte das suas actividades técnicas.

Sistema operativo
Estimativa do uso de sistemas operacionais segundouma amostra de computadores com acesso a Internet (Fonte: W3counter).
Um sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerências os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerências memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo umainterface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajudaexterna. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc.), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processocomputacional.
Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:
* Visão top-down pela perspectiva do usuário ou programador: é uma abstracção do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o software (programas) e os componentes físicos do computador, o (hardware); ou
* Numa visãobottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., que controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando devem ser executadas e quais recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.
A sigla usual para designar esta classe de programas é SO (do português, Sistema Operacional ou Operativo) ou OS (do inglês Operating System).
Sistema operacional em linha decomando.
Na primeira geração (aproximadamente 1945-1955), os computadores eram tão grandes que ocupavam salas imensas. Foram basicamente construídos com válvulas e painéis, e os sistemas operacionais "não existiam". Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves, fios e luzes de aviso. Nomes como Howard Aiken (Harvard), John von Neumann (Instituto deEstudos Avançados de Princeton), John Adam Presper Eckert Jr e William Mauchley (Universidade da Pennsylvania) e Konrad Zuse (Alemanha) formaram, com suas contribuições, a base humana para o sucesso na construção dos computadores primitivos. Na geração seguinte (aproximadamente 1955-1965), foram criados os sistemas em lote (batch systems), que permitiram melhor uso dos recursos computacionais. A...
tracking img