Trabalho de silvicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
CENTRO REGIONAL V
UNIDADE EM CACHOEIRA DO SUL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA INTEGRADA










Trabalho de Silvicultura






Trabalho Acadêmico elaborado por Lucas Bauer dos Santos, apresentado à Faculdade de Tecnologia Agropecuária Integrada da UERGS, como requisito parciala obtenção de aprovação na disciplina de Silvicultura.








Professor: José Luiz Goldshimidt Júnior



Cachoeira do Sul, 18 de Novembro de 2011.


Nome Popular: Plátano

Nome Científico: Platanus acerifolia

[pic]

Os plátanos são árvores do gênero Platanus da família Platanaceae, as quais são nativas da Eurásia e América do Norte, típicas dos climas subtropicais etemperados.

No geral são árvores de interesse ornamental, podendo atingir mais de 30 metros de altura, possuindo folhas lobadas semelhantes às do bordo, que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno, mas diferenciam-se dos bordos pelas flores reunidas em inflorescências globosas em contraste com os amentos presentes nos bordos, e também pela ausência de resina nosplátanos, entre outras diferenças estruturais menores.

O gênero Platanus compreende dez espécies e vários híbridos, cultivados para fins ornamentais. Os exemplares mais antigos deste grupo datam do Período Cretáceo (115 milhões de anos a.C.).

Muitas vezes, crê-se que a folha do plátano é a que está simbolizada na bandeira canadense, no entanto, a folha ilustrada é a de bordo vermelho; aconfusão ocorre devido a semelhança física entre elas, sendo que as duas árvores pertencem a gêneros diferente: plátano (Platanus) e bordo (Acer).

























Nome Popular: Jacarandá
Nome Científico: Jacaranda mimosifolia

[pic]

O Jacarandá é da família Bignoniaceae,tendo origem na América do Sul. É uma árvore decídua a semi-decídua, de floraçãomuito exuberante. Seu porte é pequeno, alcançando cerca de 15 metros de altura. O caule é um pouco retorcido, com casca clara e lisa quando jovem, que gradativamente vai se tornando áspera e escura com a idade. Sua copa é arredondada a irregular, arejada e rala. Suas folhas são opostas e bipinadas, compostas por 25 a 30 pares de pequenos folíolos ovais, de coloração verde-clara acinzentada.No inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, que dão lugar as flores na primavera. Suas flores são duráveis, perfumadas e grandes, de coloração azul ou arroxeada, em forma de trompete e são arranjadas em inflorescências do tipo panícula. A floração se estende por toda a primavera e início do verão. Os frutos surgem no outono, são lenhosos, deiscentes e contém numerosas e pequenassementes.


É uma árvore maravilhosa para a arborização urbana, caracterizada pela rusticidade, floração decorativa e crescimento rápido. Pode ser utilizada na ornamentação de ruas, calçadas, praças e parques, pois suas raízes não são agressivas. É largamente utilizada no paisagismo, adornando pátios e jardins residenciais ou públicos, filtrando moderadamente a luz do sol. Muitos paísesutilizam o jacarandá-mimoso na arborização de grandes cidades, entre estes podemos citar a Argentina, Brasil, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Espanha e México, entre outros.


Sua madeira é de excelente qualidade e apresenta cor rosada muito apreciada. Ela é empregada, por exemplo, na indústria moveleira, pisos laminados e em aplicações no interior de automóveisde luxo.


Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado no primeiro ano após o plantio. Adapta-se a uma ampla variedade de locais, mas aprecia o clima subtropical. Quando jovem, não tolera frio excessivo, mas torna-se mais resistente ao frio com o tempo. Não necessita podas ou qualquer tipo de manutenção. Não tolera secas...
tracking img