Trabalho de silvicultura (cif - 106) cedrela fissilis vellozo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SILVICULTURA (CIF - 106)
CEDRELA FISSILIS VELLOZO


















INTRODUÇÃO

Existem 8 espécies no gênero Cedrella P. Br., sendo “uma para a América Central e México, três para as regiões montanhosas da América do Sul; C. paraguariensis Mart., como o nome está indicado, é do Paraguai, enquanto C. fissilis Vell. vai da Argentina até o Peru. C. odorata eC.angustifolia distribuem-se a partir do Norte do México até o Brasil e a Argentina, respectivamente”. E também alguns autores ainda informa que C. fissilis “é peculiar às matas mais secas, podendo mesmo substituir no descampado e até no cerrado”. É raramente encontrado do Itatiaia e no Nordeste.
Normalmente está espécie se encontra nas matas fechadas velhas, nas matas ciliares e até nascapoeiras velhas. Apresenta desenvolvimento tanto maior quanto mais fértil e profundo for o solo.
Apesar das limitações que existem no cultivo com esta essência, com respeito ao ataque de pragas, deve ser cultivado em larga escala dado seu valor ecônomico elevado. Devido este problema, recomendamos seu cultivo consorciado, com essências nativas ou com acácia negra, ou então, com ambos os tipos. É umaespécie que apresenta, relativamente, um rápido crescimento. Compensa plenamente o investimento nesta cultura.


TAXONOMIA

Família: Meliaceae.
Sinonímia botânica:
• Cedrela brasiliensis
• Cedrela macrocarpa
• Cedrela tubiflora
Outros nomes vulgares: acaju, capiúva, cedro-amarelo, cedro-batata, cedro-branco, cedro-branco-batata, cedro-cetim, cedro-fofo, cedro-rosa, cedro-rosado,cedro-roxo, cedro-verdadeiro, cedro-vermelho, cedro-da-bahia, cedro-da-várzea, cedro-do-campo, cedro-do-rio, cedro misionero, cedro, ygary, cedro colorado, etc..





OCORRÊNCIA NATURAL

Latitude: 12ºN (Costa Rica) a 33º S (Brasil, RS). O limite norte da espécie no Brasil dá-se a aproximadamente 1º’ S (PA).
Área de ocorrência: Costa Rica, Panamá; Argentina (nordeste), Bolívia (sul), Colômbia,Equador, Paraguai (leste), Peru, Uruguai, Venezuela e Brasil, nos Estados: AL, BA (centro, oeste e sul), ES (norte), GO (todo), MA, MG (norte e sul), MS, PA, PB, PE (Serra Negra e Serra de Garanhuns), PI, PR (todo), RJ, RO, RS (menos o sudeste), SC (todo), SE, SP e TO e no Distrito Federal.


DESCRIÇÃO BOTÂNICA

Forma: Árvore caducifólia, normalmente com 10m a 25m de altura e 40cm a 80cmde DAP (diâmetro a altura do peito), podendo atingir até 40m de altura e 200cm de DAP.
Tronco: Cilíndrico, reto ou pouco tortuoso, com a ausência de sapopemas ou, quando presentes, pouco desenvolvidas; fuste com até 15m de comprimento.
Ramificação: Dicotômica; copa alta, densifoliada, múltipla, corimbiforme, típica.
Casca: Com espessura de até 40mm. Casca externa marrom a pardo-acinzentada,com fissuras longitudinais profundas e largas, muito típicas. Casca interna avermelhada e amarelada com odor agradável.
Folhas: Compostas, paripinadas, geralmente 25-40cm, até 140cm de comprimento, polimorfas, com até 30 pares de folíolos oblongo-lanceolados com até 24cm de comprimento por 6,5cm de largura.
Flores: Amareladas a creme, com 12mm de comprimento, reunidas em tirsos axilares de até30cm de comprimento em média, as vezes alcançando até 60cm.
Frutos: Cápsula lenhosa deiscente, septífraca, que se abre em cinco fendas longitudinais, rugosa, marrom escuro, com lenticelas claras, com 3cm a 10cm de comprimento e 3cm a 3,5cm de largura, com aproximadamente 30 a100 sementes viáveis por fruto.
Sementes: Alada em uma das extremidades, comprimida lateralmente, bege acastanho-avermelhadas, com pequeno núcleo seminal, com até 35mm de comprimento por 15mm de largura.



BIOLOGIA REPRODUTIVA E FENOLOGIA

Sistema Reprodutivo: Espécie alógoma. Apresenta flores unissexuais por aborto. Flores masculinas mais alongadas que as femininas, amadurecendo em tempo diferente destas.
Polinização: Possivelmente por mariposa e abelhas.
Floração: Floresce de agosto a março: de...
tracking img