Trabalho de silvicultura (cif - 106) cedrela fissilis vellozo

3014 palavras 13 páginas
TRABALHO DE SILVICULTURA (CIF - 106)
CEDRELA FISSILIS VELLOZO

INTRODUÇÃO

Existem 8 espécies no gênero Cedrella P. Br., sendo “uma para a América Central e México, três para as regiões montanhosas da América do Sul; C. paraguariensis Mart., como o nome está indicado, é do Paraguai, enquanto C. fissilis Vell. vai da Argentina até o Peru. C. odorata e C.angustifolia distribuem-se a partir do Norte do México até o Brasil e a Argentina, respectivamente”. E também alguns autores ainda informa que C. fissilis “é peculiar às matas mais secas, podendo mesmo substituir no descampado e até no cerrado”. É raramente encontrado do Itatiaia e no Nordeste. Normalmente está espécie se encontra nas matas fechadas velhas, nas matas ciliares e até nas capoeiras velhas. Apresenta desenvolvimento tanto maior quanto mais fértil e profundo for o solo. Apesar das limitações que existem no cultivo com esta essência, com respeito ao ataque de pragas, deve ser cultivado em larga escala dado seu valor ecônomico elevado. Devido este problema, recomendamos seu cultivo consorciado, com essências nativas ou com acácia negra, ou então, com ambos os tipos. É uma espécie que apresenta, relativamente, um rápido crescimento. Compensa plenamente o investimento nesta cultura.

TAXONOMIA

Família: Meliaceae.
Sinonímia botânica:
• Cedrela brasiliensis
• Cedrela macrocarpa
• Cedrela tubiflora
Outros nomes vulgares: acaju, capiúva, cedro-amarelo, cedro-batata, cedro-branco, cedro-branco-batata, cedro-cetim, cedro-fofo, cedro-rosa, cedro-rosado, cedro-roxo, cedro-verdadeiro, cedro-vermelho, cedro-da-bahia, cedro-da-várzea, cedro-do-campo, cedro-do-rio, cedro misionero, cedro, ygary, cedro colorado, etc..

OCORRÊNCIA NATURAL

Latitude: 12ºN (Costa Rica) a 33º S (Brasil, RS). O limite norte da espécie no Brasil dá-se a aproximadamente 1º’ S (PA).
Área de ocorrência: Costa Rica, Panamá; Argentina (nordeste), Bolívia (sul), Colômbia,

Relacionados