Trabalho de segurança o trabalho tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A FAZER

2. SEGURANÇA DO TRABALHO

O ambiente de trabalho é um conjunto de fatores interdependentes, que age na característica de vida das pessoas e nos resultados do próprio trabalho. Assim este espectro integral dos controles no trabalho promove a compreensão das dificuldades, desconforto, do descontentamento, das baixas performances, das enfermidades escondidase/ou na ocorrência de acidentes e incidentes.
São fatores ou componentes do ambiente de trabalho: espaço, ambiências (luminosa, sonora, térmica, tóxica, etc.), disposição do trabalho/tempos, jeitos de segurança e relações profissionais. São considerados agentes físicos; ruído, vibrações, calor, frio, pressões anormais, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, iluminação, umidade.São considerados agentes biológicos os microorganismos como: bactérias, fungos, parasitas, bacilos e vírus, presentes em determinadas atividades profissionais.
Cabe ao profissional trabalhador tomar as providências necessárias para se manterem fora dessas precipitações de risco. Entretanto, quando isso não for possível, devem ser avaliados os prejuízos ao desempenho e à saúde dostrabalhadores, para que adotada aquela alternativa menos lesivo, adotando-se todas as avaliações cabíveis em cada caso.
França (1995) e Albuquerque (1997) consideraram que a sociedade vive novos paradigmas de modos de vida dentro e fora da organização, provocando, em efeito, valores e demandas de Qualidade de Vida no Trabalho. Para os referidos autores, outras ciências têm dado sua contribuição aoestudo do QVT, tais como: Saúde, Ecologia, Ergonomia, Psicologia, Sociologia, Economia, Administração, Engenharia.
A motivação age como uma mola propulsora na vida de todo indivíduo, tornando-o mais sagaz e aguçado a executar tarefas, torna-se satisfeito e realizado. Mas para tanto é necessário que aconteça alguns fatores que o motivem. Tais fatores podem estar no ambiente de trabalho, nasua vida pessoal, que por vezes reflete no ambiente de trabalho. Por vezes a insatisfação que o profissional trás em si, não está diretamente relacionada ao ambiente de trabalho, mas se torna devido ao seu comportamento.
De acordo com a motivação no procedimento pessoal é o que faz um indivíduo perseguir um determinado objetivo, durante um certo tempo, , e que não pode ser explicadosomente pelos seus conhecimentos, conhecimentos e disposições. A motivação não pode ser observada diretamente, mas somente através dos seus resultados e pode ser avaliado indiretamente, por exemplo, pelas quantidades adicionais de peças produzidas por um trabalhador motivado (IIDA, 1990).
Conforme França et al (1997, p. 80):

Qualidade de vida no trabalho (QVT) é oconjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, determinando biopsicossocial. O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, campanhas,criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa.

De acordo com vários estudiosos da área a busca pela qualidade e o aumento da produtividade, tem feito com que as empresas adotem em suas rotinas de trabalhos sistemas de gestão, que permitem que todos na empresa possuam uma sintonia comum, atribuições,competências e responsabilidades. Com isso, procuram seguir normas de padrão internacional, certificáveis ou não, relacionados a aspectos como qualidade, meio ambiente e segurança.

Neste contexto o conceituado autor Arantes (2003 apud ARAÚJO 2000), descreve o sistema de gestão como um conjunto, em qualquer nível de complexidade, de pessoas, recursos, políticas e procedimentos. Esses...
tracking img