TRABALHO DE RTM HUMBERTO ORIGINAL P IMPRIMIR

2605 palavras 11 páginas
FACULDADE SANTA MARIA
CURSO BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

METODO SHIATSU

CAJAZEIRAS-PB
2014
JULIANA OLIVEIRA FORMIGA DE SÁ

METODO SHIATSU

Trabalho apresentado à disciplina de RTM, ministrada pelo professor Humberto Azevedo , como pré-requisito de obtenção da nota referente ao 3°estagio.

CAJAZEIRAS-PB
2014

O Shiatsu é uma terapia manual desenvolvida no Japão, no início do século XX, embora originária da China, a qual, hoje reconhecida pelo Ministério da Saúde é indicada para prevenir e tratar várias doenças. A palavra é derivada do japonês SHI que significa "dedo" e ATSU "pressão", ou seja, pressão dos dedos. Pode ser feita tanto em pessoas doentes em saudáveis com o efeito preventivo.
O Shiatsu desenvolveu-se no Japão de antigas técnicas manipulativas Chinesas introduzidas a mais de 1000 anos atrás, essas técnicas receberam inicialmente o nome de Anma. A Anma era empregada no tratamento de tensão nas costas ou outros problemas musculo-articulares de menor gravidade, e como massagem relaxante, sendo gradativamente associada ao conforto e prazer. Era praticada e ensinada a pessoas portadoras de deficiência visual devido a sua aptidão natural e a dificuldade de receberem outros tipos de instrução, chegando a ser considerada uma profissão para cegos. O anma recebeu influencias das tradicionais ciências orientais e modernas ocidentais formando o que chamamos hoje de Shiatsu. Em 1955 o Shiatsu foi oficialmente reconhecido no Japão, mas como parte da anma, apenas em 1964 é que o Shiatsu foi reconhecido como sendo um método terapêutico independente e distinto da anma e quaisquer outros métodos. Hoje, no Japão, o Shiatsu está amplamente reconhecido e praticado, existindo centenas de escolas. Apesar de cada uma delas empregar metodologias e técnicas próprias, todas elas apresentam grandes semelhanças, como a utilização dos canais ou meridianos (Keiraku), pontos (Tsubos) para o tratamento visando sempre à cura, harmonização e o

Relacionados