Trabalho de rsma- sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nesse trabalho foi escolhida uma empresa brasileira que está investindo em ações sustentáveis e descrevendo com nossas próprias palavras as ações que estão sendo tomados pela empresa e o os benefícios que ela está tendo com isso.


Passo 1 Identifique na internet uma organização atuante no mercado brasileiro que esteja praticando ações concretas a caminho da sustentabilidade.Leite Jussara investe em ações visando a sustentabilidade

Em tempos nos quais as questões ambientais ganham cada vez mais destaque nos meios de comunicação , o Leite Jussara, com sede em Patrocínio Paulista, SP, e processamento diário de 1 milhão de litros, entrou de cabeça no tema. Há um ano e meio, lançou a campanha Planeta Saudável dentro do qual promoveu mudanças no layout dasembalagens e transformou sua mascote, a vaquinha Jussara, em porta-voz de mensagens relacionadas à preservação do meio ambiente.
A campanha, além de simpática, ancora-se em atributos valorizados há muito tempo pela empresa, fundada há 54 anos. " O leite Jussara sempre se preocupou em economizar custos , usar racionalmente a água e a energia. Quando percebemos que esse jeito de trabalhar poderia nosdar retorno financeiro e de marketing, agregando valor à marca, nos aprofundamos sobre o tema sustentabilidade e resolvemos destacá-lo como um dos nossos atributos", revela o diretor superintendente, Odorico Barbosa.
Assim práticas como o tratamento da água e sua reutilização o maior número de vezes possível não são nenhuma novidade no dia a dia da empresa. A mesma água usada nos insumos , servepara a geração de vapor e também de água gelada e água para limpeza.

http://www.portaldbo.com.br/novoportal/site/MundoDoLeite/EDICAO+ATUAL/4578,,Leite+Jussara+investe+em+acoes+visando+a+sustentabilidade+.aspx

Usina de Laticínios Jussara investe R$ 6 mi em projetos sustentáveis

Dicas de sustentabilidade diante dos olhos, ao alcance das mãos e na mesa do café da manhã. A iniciativaeducativa denominada Planeta Saudável, que chega às casas de milhões de famílias de todo Estado de São Paulo, é da Usina de Laticínios Jussara, localizada em Patrocínio Paulista. A empresa sintetizou nas embalagens de leite dicas de desenvolvimento sustentável como economia de água, energia elétrica, proteção ao meio ambiente, reciclagem de lixo e o uso de sacolas retornáveis.
De acordo com odiretor comercial da Jussara, Laércio Barbosa, o leite é um produto de consumo diário e, por isso, viabiliza a divulgação para um grande número de pessoas. O objetivo é a conscientização, mobilização e incentivo à ação dos consumidores para melhoria do planeta, começando pela própria casa.
A área industrial foi a precursora das atividades sustentáveis da empresa. A redução do consumo decombustível fóssil foi uma das primeiras medidas ambientalmente corretas adotadas pela Jussara em 2009. “A gente sabe que combustível fóssil, além de poluir, vai se extinguir. O uso de combustíveis de fontes renováveis é melhor para o planeta”, afirma Barbosa. O laticínio investiu em novos equipamentos como caldeiras movidas à energia proveniente da queima da madeira, menos poluente que o óleo combustível,derivado do petróleo que era utilizado nos equipamentos antigos.
A empresa pretende, em um tempo estimado de cinco anos, que toda energia utilizada nas caldeiras seja de fontes renováveis próprias. Por essa razão adquiriu áreas para produção de eucalipto - matéria-prima utilizada na geração de vapor -, o que possibilitará maior controle da origem da madeira, além da responsabilidade dereflorestamento, exigidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais). Para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, as empilhadeiras movidas a gás estão sendo substituídas por elétricas.
CONSCIÊNCIA
Redução é uma máxima utilizada na Jussara. O projeto arquitetônico da fábrica foi desenvolvido para aproveitamento da luz natural. A diretoria da empresa estima...
tracking img