Trabalho De RH_ Gestão Não é Com O RH

1541 palavras 7 páginas
Francine Medina Cezzaretto
FIA – Gestão de Negócios e Planejamento Comercial – Turma 02

Gestão de Pessoas não é com o RH

As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. O capital humano das organizações composto por pessoas, passou a ser uma questão vital para o sucesso do negócio e o principal diferencial competitivo das organizações bem-sucedidas.
Entretanto existe um grande despreparo das empresas e de seus executivos em relação a gestão de pessoas. Alguns gestores até detém o conhecimento de como atuar em alguns processos, exemplo demissão, mas não tem coragem de se envolver diretamente em questões ligadas a pessoas.
O despreparo das organizações se deve também a uma formação deficiente nas Universidades, pois por melhor que seja, é comum verificar a grade curricular uma carga irrelevante de Recursos Humanos. Existe uma carga relevante para Finanças, Vendas entre outras matérias nada ligadas com gente.
Dado esse cenário, que se inicia desde a preparação dos líderes, atualmente as áreas de RH têm adotado equivocadamente o papel de gerenciar as pessoas (processo imprescindível ao resultado das organizações). Esse importante processo no desenvolvimento das pessoas deveria ser conduzido pelos gestores e líderes, independente da área de atuação. A Área de RH deve ter um papel estratégico e de parceria de negócios dentro da organização, e não como responsável única pelo desenvolvimento e motivação das pessoas.
Essa parceria tornará a política de negócios das empesas mais competitivas, e garantirá a permanência no mercado. O único diferencial para as empresas se manterem competitivas e vivas é a gestão do conhecimento, inerente as pessoas. O motor que move as organizações é gente!
Conforme Bichuetti, 2011, se o CEO adotar atitude proativa com respeito à gestão de pessoal, caberá à área de RH ser a consciência crítica instalada dentro da organização, com coragem e iniciativa para colocar o assunto na agenda dos executivos. E caberá aos executivos

Relacionados

  • A consulting atuando na software developer
    5553 palavras | 23 páginas
  • Planos de trabalho
    35545 palavras | 143 páginas
  • Acetato
    94842 palavras | 380 páginas