Trabalho De Refino AV2

12354 palavras 50 páginas
Introdução

A importância do petróleo em nossa sociedade, tal como está atualmente organizada, é extensa e fundamental. O petróleo não é apenas uma das principais fontes de energia utilizadas pela humanidade. Além de sua importância como fornecedor de energia, os seus derivados são a matéria-prima para a manufatura de inúmeros bens de consumo, e, deste modo, têm um papel cada dia mais presente e relevante na vida das pessoas.
Nesse contexto, a etapa de refino é o coração da indústria de petróleo, pois sem a separação em seus diversos componentes, o petróleo em si, possui pouco ou nenhum valor prático e comercial.

1. Conceito

A indústria petrolífera está dividida basicamente em dois seguimentos: o de upstream, responsável pelas atividades de exploração e produção (E&P); e que tem por objetivo a obtenção do petróleo e gás natural – e o segmento downstream, responsável pelas atividades de refino, transporte, distribuição e comercialização.

As empresas que atuam nos dois segmentos são conhecidas como verticalmente integradas e as que atuam em apenas um dos segmentos, independentes. No Brasil tem-se a Petrobras que atua de forma integrada, ou seja, “do poço ao posto” e possui onze refinarias no território brasileiro. Como empresas independentes, têm-se as Refinarias Manguinhos e Ipiranga. A figura 1 esquematiza a cadeia produtiva de uma empresa petrolífera integrada.

Conforme Mariano (2005), o petróleo em seu estado bruto tem pouquíssimas aplicações, servindo quase que somente como óleo combustível. Para que o potencial energético do petróleo seja aproveitado ao máximo, ele deve ser submetido a uma série de processos, a fim de se desdobrar nos seus diversos derivados.

O processo que consiste na obtenção desses derivados, por meio do beneficiamento do petróleo, consiste no chamado refino do petróleo, que tem por objetivo gerar produtos de maior interesse comercial.

Figura 1. Cadeia Produtiva de Empresas Petrolíferas Integradas

Relacionados

  • queiroga
    2460 palavras | 10 páginas
  • petróleo x meio ambiente
    2964 palavras | 12 páginas
  • Corosão
    8232 palavras | 33 páginas
  • Economia 2
    8095 palavras | 33 páginas