Trabalho de reengenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIR - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
CAMPUS DE CACOAL
DEPARTAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
III PERIODO NOTURNO

REENGENHARIA.

CACOAL/RO
2011


REENGENHARIA.

Trabalho apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus Cacoal, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Introdução àTeoria de Sistemas & Métodos na Organização, ministrado pelo professor Geraldo Correa.

Cacoal/RO
2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................... 05
1. O QUE É REENGENHARIA.............................................................................. 06
1.2. QUAIS SÃO AS RAZÕES DAREENGENHARIA?..................................... 06
1.3. ALGUNS INDICADORES DE SE UMA EMPRESA ESTA NECESSITA DE UMA AÇÃO DE REENGENHARIA........................................
2. FASES DE UM PROCESSO DE REENGENHARIA ......................................
07

07
2.2. QUEM DEVE SER ENVOLVIDO NO PROCESSO DE REENGENHARIA ... 08
3. – RESULTADOS DAREENGENHARIA..................................................... 09
CONSIDERAÇOES FINAIS............................................................................... 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................. 11



INTRODUÇÃO

Neste artigo faremos uma breve explanação do que é reengenharia, quando foi criada e quem a criou.
Este trabalho foi realizado com a finalidade deexplicar e justificar o porquê das mudanças, o crescimento, esclarecer a importância da reengenharia na empresa, as melhorias e benefícios que a mesma traz.
Mostrando a reengenharia como um redesenho radical dos processos de uma empresa, organização e cultura para dar um salto no desempenho. Michael Hammer e James Champy mostram como algumas das maiores corporações do mundo usam reengenhariapara salvar centenas de milhões de dólares por ano, atingir níveis sem precedentes de satisfação do cliente e acelerar e tornar mais flexível a todos os aspectos de suas operações.



1 – O QUE É REENGENHARIA.

A REENGENHARIA foi criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90. E é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para semanterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos, a reengenharia está focada nos processos de grande amplitude, dentro de uma empresa, principalmente nos processos que atravessam várias áreas funcionais. Portanto, uma ação de Reengenharia não pode ser iniciada, ou suportada, na base ou na hierarquiaintermediária de uma empresa. Tem de ser implementada no seu topo e é aí que tem de ser suportada com convicção. A essência da reengenharia é fazer a eliminação do excesso de pessoal.
A reengenharia para Stair e Reynolds (2002, p.39) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores daorganização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.

• É uma estratégia de mudanças que visam tornar a empresa mais competitiva, através da adoção de medidas que alteram todas as operações e processos, como também em alguns casos, a própria estratégia empresarial.
• Ocorre a substituição dos processos manualizados por informatizados, e eles são integrados numa únicacadeia.Processos que não se adequam as mudanças, são
substituídos ou até eliminados.
• A estrutura organizacional baseada em funções e com vários departamentos e níveis hierárquicos é substituída por um modelo mais ágil e menos burocrático.
As pessoas, e consequentemente as empresas, não são muito receptivas às mudanças. E isso constitui um grande obstáculo a implementação de ações de...
tracking img