Trabalho de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE REDES

Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes
Nomes: Ariene Maiara Ribeiro, Isadora Bianca Pinto
Turma: 3º AIN
Professor: Hélio

CABO COAXIAL
O cabo coaxial é um cabo condutor usado para transmitir sinais, ele é constituído por diversas camadas de condutores separadas por isolantes e com um eixo em comum.
Por ser feito de fio de cobre condutor revestido com materialisolante e rodeado duma blindagem, permite transmissões de frequências muito elevadas e de longas distâncias.
Sua vantagem em relação aos outros condutores utilizados normalmente é sua blindagem adicional, que protege contra interferências elétricas externas. Essa blindagem é composta por um condutor externo que envolve o condutor interno isolado.
A principal razão da sua utilização é pelo fato deconseguir reduzir os efeitos eletromagnéticos e sinais externos sobre os sinais que ele transmite. E são usados em diversas aplicações, como ligações de áudio, ligação de redes de computadores e ligações de sinais de rádio frequência (rádio e TV). A velocidade de transmissão é bastante alta principalmente por causa da tolerância aos ruídos graças à sua malha de proteção.
Essa malha condutora écircular e metálica para criar uma gaiola de Faraday, isolando o condutor interno de interferências externas. Frequências de dados que circulam pelo condutor também não consegue atingir o exterior, não interferindo em outros equipamentos.
O cabo coaxial é dividido em dois tipos: cabo coaxial fino ou cabo coaxial 10Base2, e cabo coaxial grosso ou cabo coaxial 10Base5.
Sua velocidade máxima detransmissão é de 20 Mbps, foi utilizado até o meado dos anos 90 e ainda é utilizado em telecomunicações.

PAR TRANÇADO
Par trançado é um tipo de cabo que tem um par de fios entrelaçados ao um redor do outro para diminuir as interferências eletromagnéticas de fontes externas. A taxa de giros é parte da especificação de certo tipo de cabo. Quanto maior o número de giros, menos interferência elesofre. O sistema de par de fios foi um sistema originalmente produzido para transmissão telefônica. Essa tecnologia ainda é utilizada devido a seu tempo de uso e seu grande número de linhas instaladas.
A principal matéria-prima utilizada na fabricação destes cabos é o cobre, pois ele é de baixo custo e oferece ótima condutividade.
Nos anos 90 era muito comum encontrar rede de computadores usando cabocoaxial. Com o avanço das redes de computadores, aumentando sua taxa de transferência, o cabo coaxial começou a ser substituído pelo cabo par trançado. As principais vantagens de uso do cabo par trançado são: uma maior taxa de transferência de arquivos, baixo custo do cabo e baixo custo de manutenção de rede.

Existem três tipos de cabos Par trançado
Unshielded Twisted Pair - UTP ou ParTrançado sem Blindagem: ele é o mais usado hoje em dia para distâncias de até 100 metros, seja em redes domésticas, seja em grandes redes industriais por causa do seu fácil manuseio, instalação, permitindo taxas de transmissão de até 100 Mbps. É composto de quatro pares de fios entrelaçados e revestidos por uma capa de PVC.
Shield Twisted Pair - STP ou Par Trançado Blindado: É semelhante ao UTP. Adiferença é que possui uma blindagem feita com uma malha metálica em cada par. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem especial em cada par acaba possuindo um custo mais elevado.
Screened Twisted Pair - ScTP também conhecido como FTP (Foil Twisted Pair): Os cabos são cobertos pelo mesmo composto do UTP, só que para este tipo de cabo, umapelícula de metal é enrolada sobre o conjunto de pares trançados, melhorando a resposta às interferências eletromagnéticas, embora precise de maiores cuidados quanto ao aterramento para garantir eficácia frente às interferências.
Categorias
Categoria do cabo 1 (CAT1): É em um cabo blindado com dois pares trançados com fios 26 AWG. São utilizados por equipamentos de telecomunicação e rádio. Foi...
tracking img