Trabalho de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOS GUARARAPES
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
PROFESSOR: CARLOS JOSÉ

TECNOLOGIA RFID

ANDERSON CLEYTON ALVES LOPES
PEDRO GIOVANNY DE SOUZA SOARES
RIORDAN CÉSTIO AURINO DE SOUZA
4º PERÍODO

Jaboatão dos Guararapes
2012
Anderson Cleyton Alves Lopes

TECNOLOGIA RFID

Trabalho apresentado no curso de graduação em ciência da computação na Faculdade dos Guararapes para avaliaçãocontinuada.
Orientação: Carlos José

Jaboatão dos Guararapes
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2.

INTRODUÇÃO

Este Trabalho visa apresentar as características de uma nova tecnologia de comunicação e transmissão de dados via sinais de radiofrequência denominados RFID (Radio-Frequency IDentification). Também será abordado tanto algumas das aplicações que foram usadas na Segunda guerramundial como as que são utilizadas na atualidade no nosso cotidiano. A tecnologia surgiu com o intuito de identificação e depois passou a ser usado para fins de segurança e automação.

O QUE É IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA?

Identificação por radiofrequência ou RFID(“Radio-Frequency IDentification”). É uma tecnologia onde, através de sinais de rádio, é possível armazenar ou receber dadosatravés de dispositivos chamados etiquetas RFID.
Uma etiqueta ou tag RFID é um transponder (abreviação de Transmitter-responder - que é um dispositivo eletrônico para comunicação de automação - Seu objetivo é receber, amplificar e retransmitir um sinal em uma frequência diferente ou transmitir de uma fonte uma mensagem pré-determinada para responder à outra pré-definida de outra fonte). Odispositivo pode ser implantado em animais, pessoas embalagens de produtos, equipamentos e etc. As etiquetas Possuem microchips de silício e antenas que permitem a resposta a sinais de radiofrequência enviados por alguma base de transmissão.
Além dessas etiquetas chamadas de “passivas”, porque respondem ao sinal recebido, existem também as etiquetas semi-passivas e as ativas que possuem uma bateria paraassim poderem enviar seu próprio sinal(são mais caras). Dessa forma, apesar de ser mais caro, a tecnologia empregada pode substituir o trabalho de um scanner de códigos de barra, por exemplo, pois o Scanner necessita estar próximo ao código de barras num ângulo adequado para ser lido. Já a etiqueta de identificação por radiofrequência só necessita estar próximo ao campo de indução que identificatudo que estiver em seu raio, agilizando o processo de leitura. Como exemplo podemos usar um supermercado.
HISTÓRIA
O RFID não é uma ideia nova. Essa tecnologia já foi usada na Segunda Guerra Mundial. Alemães, japoneses, americanos e ingleses utilizavam radares (criados por Sir Robert Alexander Watson-Watt, um físico escocês) para detectar possíveis ameaças aéreas á uma distancia maior. Porém haviao problema de distinguir qual dos aviões do radar era dos inimigos ou dos aliados. Então os alemães descobriram que se os seus pilotos girassem seus aviões no retorno para as bases, modificariam o sinal de radiofrequência refletindo-o de volta ao radar. Assim eles puderam identificar qual deles era aliado, então (foi assim considerado o primeiro sistema passivo RFID).
Os ingleses desenvolveram,sob o comando de Watson-Watt, o primeiro identificador ativo de amigo ou inimigo (Identify Friend or Foe – IFF). Foi colocado um transmissor ativo em cada aeronave. Quando os dispositivos recebiam sinais de radares no solo, eles enviavam resposta que o identificava como Friendly. Por enviar essas respostas o RFID era ativo.
Atualmente essa tecnologia está sendo usada também em lojas com sistemasantifurto que através de ondas de rádio podiam identificar se um item estava sendo roubado ou se já foi pago(com etiquetas RFID). Cada etiqueta utiliza um bit. Para bit “0” a mercadoria está paga. Caso esteja em “1” e o cliente passar pelos sensores o alarme é disparado.
Patente
A Primeira patente sobre o RFID aconteceu em 23 de janeiro de 1973 por Mario W. Cardullo. No mesmo ano Charles...
tracking img