Trabalho de redes de telecom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre Redes de Telecomunicações

REDE DE COMPUTADORES

Uma rede de computadores envolve a interconexão entre dois ou mais micros, o que permite a troca de dados entre essas unidades e otimiza os recursos de hardware e software. Deve ter regras básicas que garantam o envio seguro de informações. Para ser eficiente, ela precisa que os dados transitem de um computador para outro sem quesofram danos. Também é necessário que a rede seja capaz de determinar corretamente para onde as informações estão indo. Além disso, o computador interligado tem que poder se identificar uns aos outros e deve existir um modo padronizado de nomear e identificar as partes que a compõem.

Redes de computadores são muito mais comuns no dia-a-dia das pessoas do que normalmente se imagina. É um grandeengano pensar que a Internet é a única com a qual se convive. Toda vez que se usa um cartão de crédito, um caixa eletrônico ou se faz uma chamada telefônica, os serviços de uma rede estão sendo usados.

De uma forma bastante simplificada, rede de computadores é um sistema de processamento de informação constituído por computadores autônomos que se interligam por uma rede de comunicação.Conceitos básicos

Rede de Computadores são um conjunto de computadores e outros dispositivos capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação constituído de enlaces físicos e regras que disciplinam esta comunicação.

Nó: cada um dos computadores ou outros dispositivos que se interligam em uma rede. Estes dispositivos podem ser, entre outros:impressora, fax, telefone, hub, roteador, chave ou switch, bridge ou ponte.

Meio físico: é o sistema de comunicação que une os nós de uma rede. É qualquer meio capaz de transportar informações eletromagnéticas. Pode ser fio, cabo coaxial, fibra óptica e o próprio ar.

Protocolo: conjunto estabelecido ou aceito de procedimentos, regras ou especificações formais que governam a comunicação entre osnós de uma rede.

Aplicações
A explosão observada na utilização das redes de computadores só foi possível graças à acelerada expansão verificada nas últimas décadas nas Telecomunicações e na Tecnologia da Informação. Necessidades criadas pelo processo de Globalização que se observa nos últimos anos na economia, na política e no comportamento das Nações tem transformado as redes em ferramentasindispensáveis no relacionamento do dia-a-dia das organizações e das pessoas.

As redes de computadores, inicialmente desenvolvidas com forte apoio do Departamento de Estado americano, com o declarado propósito de usá-las para fins militares, passaram a despertar a curiosidade acadêmica de Universidades dos Estados Unidos e, logo se disseminaram por Universidades e grandes empresas. Hoje,empresas em geral e milhões de pessoas as utilizam em aplicações comerciais e domésticas pelo mundo inteiro.

Como exemplos de aplicações comerciais pode-se citar, entre muitos outros:
Compartilhamento de recursos de informática;
Transferência eletrônica de informações;
Acesso ao sistema bancário;
Democratização / compartilhamento de informações;
Meio de comunicação;
Vídeo-conferênciasubstituindo deslocamento de pessoas;
Negócios eletrônicos;
Treinamento (educação à distância, universidade corporativa, etc.).

Algumas aplicações domésticas mais comuns:
Acesso a informações remotas;
Comunicação entre pessoas;
Entretenimento interativo;
Comércio eletrônico;
e-learning;
imposto de renda;
Acesso a bancos.

Já começam a aparecer as primeiras aplicações em sistemas móveis,tais como:
A utilização em notebooks, PDA e outros começa a criar a idéia do escritório portátil;
Aplicações em frotas de veículos;
Localização geográfica (GPS).
Novas relações são disponibilizadas através da troca eletrônica de informações:



Uma quantidade infinita de utilizações se torna possível, num processo cada vez mais rápido:

Serviços na Internet:
e-mail
listas de...
tracking img