Trabalho de radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I
Da Profissão:

Art. 1º - É objeto da profissão do Técnico em Radiologia conforme o disposto na Lei 7.394 de 29 de Outubro de 1985, regulamentada pelo Decreto nº 92.790 de 27 de Junho de 1986, nas seguintes áreas:

I - Radiológica, no setor de diagnóstico Médico.
II - Radioterápicas, no setor de terapia médica.
III - Radioisotópicas, no setor de Radioisótopos.
IV - Industrial,no setor industrial.
V - de medicina nuclear.
CAPÍTULO II
Normas Fundamentais:.

Art. 2º - O Técnico em Radiologia, no desempenho de suas atividades profissionais, deve respeitar integralmente a dignidade da pessoa humana do paciente, sem distinção de raça, nacionalidade, partido político, classe social ou religião.

Art. 3º - Deve o Técnico em Radiologia, pautar sua vida observando naprofissão e fora dela, os mais rígidos princípios morais para a elevação de sua dignidade pessoal, de sua profissão e de toda a classe.

Art. 4º - Deve o Técnico em Radiologia, dedicar-se permanentemente ao aperfeiçoamento de seus conhecimentos técnico-científicos e à sua cultura geral, para promover o bem estar da pessoa e da humanidade.

Art. 5º - O Técnico em Radiologia, no exercício de suaprofissão, completará a definição de suas responsabilidades, direitos e deveres nas disposições da legislação especial ou geral em vigor no País.
CAPÍTULO III
Relações com o Paciente:

Art. 6º - O alvo de toda a atenção do Técnico em Radiologia é o doente, em benefício do qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade técnica e profissional.

Art. 7º - Jamais deve o Técnicoem Radiologia esquecer que o pudor do paciente merece, de sua parte, o maior respeito, mesmo em se tratando de crianças.

Art. 8º - O Técnico em Radiologia, no setor de diagnóstico, jamais deverá fornecer ao paciente informações diagnosticas, verbais ou escritas, sobre o exame realizado, e no setor de radioterapia, informações sobre o prognóstico do tratamento.

§ Único - Tanto ao diagnósticoradiológico como a orientação e prognóstico do tratamento radioterápico são de competência exclusiva dos Médicos daquelas respectivas especialidades.
CAPÍTULO IV
Relações com os Colegas:

Art. 9º - Não deve o Técnico em Radiologia, praticar qualquer ato de concorrência desleal aos colegas.

§ 1º - Não é permitido ao Técnico em Radiologia aceitar emprego deixado por colega que tenha sidoinjustamente dispensado, com flagrante prejuízo para o mesmo, salvo consentimento do Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia.

§ 2º - Constitui ato atentatório a dignidade profissional, o Técnico em Radiologia procurar ocupar emprego que esteja sendo exercido por outro colega.

Art. 10º - Deve o Técnico em Radiologia abster-se de cumpliciar-se ou colaborar por qualquer forma com os que exercemilegalmente a Técnica Radiológica, devendo denunciar as situações irregulares.

Art. 11º - Deve o Técnico em Radiologia adotar uma atitude tal, de solidariedade e consideração a seus colegas, respeitando sempre os padrões de ética profissional e pessoal estabelecidos, indispensáveis ao bom atendimento, harmonia e elevação cada vez maior de sua profissão, dentro da classe e no conceito público.CAPÍTULO V
Relações com outros profissionais:

Art. 12º - Deve o Técnico em Radiologia pautar o inter-relacionamento com outros profissionais ligados à área com cordialidade e respeito às normas do empregador.

§ 1º - Deve o Técnico em Radiologia Médica, Radioterápica, Medicina Nuclear e Radioisótopos, reconhecer a limitação de suas atividades, procurando desempenhar suas funções segundo asprescrições e orientações técnicas do responsável pelo serviço.

§ 2º - Quando investido em função de chefia, deve o Técnico em Radiologia em suas relações com colegas e demais auxiliares e funcionários, pautar sua conduta pelas normas do presente Código, exigindo deles igualmente fiel observância dos preceitos éticos.
CAPÍTULO VI
Relações com os Serviços Empregadores:

Art. 13º - O...
tracking img