Trabalho de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nomenclatura dos compostos orgânicos.
A nomenclatura dos compostos osgânicos segue regras muito simples, definidas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada ( sigla inglesa lupac).
Anomenclatura IUPAC obedece aos seguintes princípios:
I. Cada composto tenha um único nome que o distinga dos demais;
II. Dada a fórmula estrutural de um composto, seja possível elaborar seu nome, evice-versa.
Na nomenclatura lupac sao utilizados prefixos que designam quantos átomos de carbono existem na cadeia principal da molécula. Os sufixos indicam a que função orgânica pertence a substância,e os números mostram a posição dessas funções ou dos grupos que substituem os hidrogênios. A numeraçao é sempre feita na cadeia carbonica principal e começa na extremidade da cadeia mais próxima aogrupo funcional. É escolhida como cadeia principal, a ser numerada, a mais longa que contenha o grupo funcional.
FIGURA 1-48 PAG 43.
Como a dupla ligação está situada no mmeio da cadeia numerada,não faz diferença começar a numerar da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Como a cadeia mais longa que contém o grupo funcional – nesse caso uma dupla ligação, caracteristicas doalqueno – possui quatro átomos de carbono, o prefixo usado para dar o nome ao composto é but. Como a função é u alqueno, o sufixo usado para o nome do composto é eno. Daí chega-se ao nome buteno, seresulta da junção do prefico but – para 4 carbonos – com o sufixo eno – para os alquenos.
O número 2 imediatamente ante sdo nome buteno indica a posição di carbono de menor número que contém esse grupofuncional, no caso a dupla ligação, que está entre os carbonos 2 e3. As ramificações ligadas à cadeia principal são designadas nesse caso por metil, que é o nome do grupo –CH3. Os números 2 e 3 antesda palavra dimetil indicam que esses grupos estão ligados aos carbonos 2 e 3. O prefixo di, em dimetil, indica que são dois desses grupos substituindo os átomos de hidrogênio.

Prefixos usados...
tracking img