Trabalho de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento 03
Separação dos componentes de uma mistura.
Objetivo: Este experimento tem como função separar os componentes de uma mistura, empregando métodos físicos de separação.
Introdução:
Pouquíssimos materiais empregados no dia a dia são substancias puras, sendo elas muito comuns, sendo usadas e consumidas pela sociedade em geral, como exemplo o café, o leite, combustível , perfumesenfim, inúmeras coisas que estão no cotidiano.
Químicos desenvolveram uma série de técnicas para separar os componentes de mistura, e essas técnicas são baseadas nas diferenças das propriedades físicas apresentadas pelos diversos componentes de uma mistura. Como exemplo de técnicas físicas de separação são: Sublimação – sólido convertido diretamente ao estado gasoso, exemplo: iodo, cafeína ,naftalina...Este processo pode ser empregado para separar sólidos que sublimam de sólidos que não sofrem sublimação. Evaporação- neste processo a mistura é aquecida de modo que o componente mais volátil é separado na forma de vapor. Este processo é bastante apropriado para separar sólidos de líquidos. Extração- nesta técnica um solvente que seletivamente dissolve um componente é empregado parasepará-lo dos demais componentes da mistura, pode ser empregada, por exemplo, para separar sólidos solúveis em água de sólidos insolúveis neste solvente. Filtração- nesta técnica um sólido é separado de um líquido pelo uso de um material poroso como filtro. Os materiais mais comuns utilizados como filtros em laboratórios químicos incluem papel e carvão ativado. O filtro deve permitir que o líquidopasse pelos seus poros e que nenhum sólido o faça. Quanto mais eficientemente o filtro for capaz de fazer isto melhor será a eficiência da separação.

Reagentes ,vidrarias e equipamentos.

Mistura contendo areia, NaCl e naftaleno.
Cubos de gelo. 1 Bastão de vidro. 1 Argola com mufa
2 Béqueres de 100 mL. 1Funil 1 Bico de bunsen
1 Vidro de relógio φ = 8 cm. 1 Pisseta com água destilada Papel filtro qualitativo
1 Vidro de relógio φ = 10 cm. 1 Pipeta conta-gotas Balança analítica (0,001 g)
1 Espátula 1 Tripé Estufa1 Suporte universal 1 Tela de amianto 1 Proveta de 25 mL
1 Placa de Petri (ou cadinho grande).

Procedimento experimental
1) Pese um béquer de 100 mL limpo e seco com precisão de 0,001g e anote a massa .Sem retirar o béquer da balança, transfira com o auxílio de uma espátula aproximadamente 1,5 g da mistura fornecida(anote ambas massascom precisão de 0,001 g). Determine a massa exata da mistura por subtração.
2) Aqueça a mistura contida no béquer 1 empregando a montagem experimental apresentada na Figura 2. Deve-se tomar cuidado para que a água proveniente do derretimento do gelo não caia no interior do béquer.

3) Aqueça a mistura até que seja observada a formação de vapores no interior do béquer. Um sólido deve ser formadona parte inferior da cápsula de porcelana colocada sobre o béquer. A mistura deve permanecer sob aquecimento por cerca de 10 minutos após a observação do início da formação de dos vapores. Pese um vidro de relógio (φφφ= 8 cm) com precisão de 0,001 g e anote a massa. Após os 10 minutos de aquecimento, desligue o bico de bunsen, retire a cápsula de porcelana tomando cuidado para não perder o sólidoaderido. Raspe com uma espátula o sólido aderido transferindo-o para o vidro de relógio previamente pesado. Determine a massa de naftaleno. Com o auxílio de um bastão de vidro revolva exaustivamente a mistura contida no béquer 1. Monte novamente o sistema apresentado na Figura 2 e ligue o bico de bunsen. Aqueça por mais 5 minutos. Caso continue a ocorrer formação de sólido na cápsula de...
tracking img