Trabalho de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Elaborada em agosto de 2011
Rótulos de alimentos: orientações ao consumidorOs rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. Daí a importância das informações seremclaras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, é o órgão responsável pela regulação da rotulagem dealimentos que estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor.
Informação nutricional obrigatória:
Porção: é a quantidade médiado alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável.
Medida caseira: indica a medida normalmente utilizada peloconsumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. A apresentação da medida caseira é obrigatória. Esta informação vai ajudar o consumidor aentender melhor as informações nutricionais.
%VD: percentual de valores diários é um número em percentual que indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000calorias.
Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD (valor diário). Veja os valores diários de referência:

- Valor energético: 2000 kcal/8.400 kJ
- Carboidratos: 300 gramas
-Proteínas: 75 gramas
- Gorduras totais: 55 gramas
- Gorduras saturadas: 22 gramas
- Fibra alimentar: 25 gramas
- Sódio: 2400 miligramas
- Gorduras trans: não há valor diário de referência.
O quesignificam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos Rótulos de Alimentos:
- Valor energético: é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gordurastotais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso na forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).

- Carboidratos: são os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer...
tracking img