Trabalho de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Química
Pratica III

CEDERJ- POLO SÃO GONÇALO
ALUNA: WILIANA LIDAIANA FERREIRA DO NASCIMENTO CAMPOS
PROFESSOR: RAFAEL LOPES
CURSO: QUÍMICA LICENCIATURA

Introdução

Solubilidade é a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto quepodemos dissolver em certa quantidade de um solvente. A temperatura e a pressão interferem na capacidade de dissolução de um solvente com relação a um certo soluto, desta forma a cada temperatura teremos um determinado valor para a solubilidade; a polaridade também pode interferir na capacidade de dissolução de uma substância. Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode ser denominada de soluçãoquando esta apresenta-se homogênea, ou seja, monofásica. Nas soluções sempre apresenta-se pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto. O solvente é denominada a substância que está em maior concentração na solução, e o soluto aquele que apresenta uma menor quantidade. As soluções em relação à capacidade de solubilidade podem ser insaturas (o soluto não atingiu o máximo coeficiente desolubilidade em um determinado solvente), saturadas (o soluto atingiu o máximo coeficiente de solubilidade) e supersaturadas (o soluto mesmo passado do seu coeficiente de solubilidade não se precipita).
A água usada comumente como solvente, é uma molécula polar e pode exercer atração eletrostática sobre os solutos iônicos ou moleculares. Os compostos iônicos, tais como o sal de cozinha, a atraçãodas moléculas do solvente sobre os íons deve ser maior que a atração entre os íons para iniciar a dissociação iônica e depois o solvente deve agir no sentido de evitar que estes íons se atraiam novamente.
A cristalização fracionada é um processo de separação de misturas ou um método de refino de substâncias baseado em diferenças de solubilidade, onde as substâncias da mistura são sólidos.Dissolvendo todos os componentes da mistura em um solvente que logo em seguida sofre vaporação, ele provoca a cristalização das substâncias separadamente. Este processo é utilizado quando se quer obter substâncias sólidas muito puras em engenharia química, como por exemplo: nas salinas, para obtenção de sais da água do mar, onde a água evapora e os diferentes tipos de sais cristalizam-seseparadamente; ou para recuperar produtos comercializáveis ou utilizáveis em outros processos de soluções residuais de outros processos; ou até mesmo em análises químicas.

Resultado e Discussão

Neste experimento observou-se a solubilidade de diferentes compostos iônicos, bem como o processo de cristalização fracionada.

Em um bécher de 100 mL pesou-se 7,05022g de KCl (Cloreto de Potássio), nomesmo bécher adicionou-se NaNO3 (Nitrato de Sódio) com peso igual a 8,05005g, diluiu-se os compostos em 25ml de água para ocorrer a solubilização; a solução foi aquecida com o Bico de Bunsen até que se obtivesse totalmente a solubilização dos compostos iônicos, observou-se um volume igual a 33,3 ml conforme as informações dadas na atividade, a solução foi filtrada e resfriada a 10ºC (medida atemperatura com o termômetro) no congelador até que obtivesse uma cristalização, para que a cristalização fosse concluída foi necessário colocar o bécher em banho de gelo, logo em seguida a solução com precipitado em forma de cristais foi filtrada e o papel de filtro com os cristais foi colocado na estufa para secar; quanto a solução de NaNO3 com Kcl aqueceu-se a mesma até que sua quantidade fossereduzida até a metade, verificou-se com a evaporação a formação de um precipitado branco, novamente a solução foi filtrada e colocado o papel de filtro na estuva pra secar, após um alguns minutos, observou-se no papel de filtro a presença de minúsculos cristais; sendo possível percebe-los a olho nú e através de um microcópio.
No aquecimento da solução ocorreu maior dissolução do sal, já no...
tracking img