Trabalho de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiros Socorros
Primeiros socorros são os atendimentos imediatos e rápidos ao acidentado até seu encaminhamento ao médico, em casos mais graves. Neste sentido, primeiros socorros são procedimentos de emergência. É necessário que sejam os mais corretos possíveis para evitar problemas futuros. É também
necessário que o laboratório disponha de uma farmácia de emergência.
No laboratório podemocorrer, principalmente, vertigens, corpos estranhos e substâncias químicas nos olhos, queimaduras, cortes e envenenamentos. Vamos relacionar aqui alguns lembretes importântes para auxiliar nos procedimentos de primeiros socorros:
• Ter no laboratório um cobertor, para caso de fogo e proteção de feridos.
• Evitar, sempre que possível, tocar ferimentos com as mãos, peças de roupas ou qualqueroutro material contaminado.
• Em caso de desmaio, deitar o indivíduo de costas, com a cabeça mais baixa que o corpo, fazendo-o respirar amoníaco ou vinagre.
• Em caso de sinais de desmaio sentar o indivíduo e curvar sua cabeça entre as pernas, fazendo-o respirar profundamente.
• Em caso de hemorragias, fazer compressão do ferimento com curativos esterilizados. Dependendo do local do ferimento, estacompressão poderá ser feito diretamente ou a uma certa distância do mesmo.
• Em caso de contato da pele com substâncias químicas promover uma lavagem abundante do local com água.
• Em caso de queimadurs por contato ou respingos, providenciar a lavagem da área com água fria, por um período de pelo menos 15 minutos, encaminhando em seguida o acidentado ao socorro médico mais próximo.
Para cadacaso específico recomenda-se os procedimentos abaixo:
a) VERTIGENS: no estado de inconsciência, deve-se evitar aglomerações em torno do paciente, levá-lo para um lugar mais arejado e afrouxar sua roupa ao redor do pescoço. Deve-se deixá-lo sentado com a cabeça entre as pernas ou deitá-lo de costas com a cabeça mais baixa que o corpo. Não se deve ministrar nada por via oral, sendo recomendávelinduzir uma inalação de amoníaco ou vinagre. Quando o paciente voltar a si, dar um estimulante, como café ou chá, por exemplo.
b) CORPOS ESTRANHOS NOS OLHOS: com muito cuidado lavar os olhos abundantemente com água limpa e após manter a pálpebra fechada.
c) SUBSTÂNCIA QUÍMICA NOS OLHOS: lavar os olhos abundantemente com água limpa. Evite a utilização de substâncias neutralizantes de acidez oubasicidade, colírios anestésicos, entre outros.
d) QUEIMADURAS: a queimadura pelo calor deve ser lavada abundantemente com água fria por cerca de 15 minutos e após conforme a extenção, pode-se usar vaselina esterilizada para cobrir a região queimada. Se for por ácido ou base, deve-se lavar com água fria abundantemente até a eliminação da substância.
e) INGESTÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: inicialmentedeve-se dar de beber 1 ou 2 copos de água à pessoa acidentada. Se necessário provocar vômito pela estimulação mecânica da faringe ou pela ingestão de estimulantes químicos, como o xarope de ipeca. Jamais provocar vomito se a pessoa estiver desacordada, ou se ingerir substância corrosiva, cáustica ou solventes voláteis.

f) PRODUTOS QUÍMICOS EM CONTATO COM A PELE: deve-se promover a diluição eeliminação da substância agressiva, pela lavagem exaustiva com água. Evite a colocação de substâncias que podem ocasionar desenvolvimemto de reação química sobre a pele, como por exemplo, reações de neutralização.
g) CORTES: lavar abundantemente o local do ferimento com água. Não retirar fragmentos fixados no local do corte. Se necessário interrompa a perda de sangue (hemorragia) por elevação domembro ferido, seguido de
pressão próxima do ferimento. Evite fazer torniquete. Algumas recomendações e orientações gerais e/ou básicas para prestar primeiros socorros:
• Em presença de qualquer acidente, leve ou grave, NÃO PERDER A CALMA. Isto influi na maneira de pensar e agir. Demonstrar segurança, tanto no atendimento ao acidentado como na orientação dos presentes.
• Manter o ferido quieto,...
tracking img