Trabalho de quimica, origem do petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. Embora objeto de muitas discussões no passado, hoje tem-se como certa a sua origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio.

Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton -organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias
2) Porque é um recurso de energia que demora milhões de anos para ser fabricado!
é fabricado pela pressão que pedras (por exemplo) fazem em substancias orgânicas mortas.

3) Nos espaços porosos das rochas sedimentares. Segundo as teoriasmais aceitas, ele é oriundo da decomposição de antigos restos de plantas e animais, pela ação da pressão e da temperatura, ao longo de milhões de anos.

4) A descoberta de uma jazida de petróleo em uma nova área é uma tarefa que envolve um longo e dispendioso estudo e analise de dados geofísicos e geológicos das bacias sedimentares. Os geólogos e geofísicos decidem propor a perfuração de um poço,que é a etapa que mais investimentos exige em todo o processo de prospecção. Um programa de prospecção visa fundamentalmente a dois objetivos: (1) localizar dentro de uma bacia sedimentar as situações geológicas que tenham condições para acumulação de petróleo; e (2) verificar qual, dentre estas situações, possui mais chance de conter petróleo. A identificação de uma área favorável a acumulação depetróleo é realizada através de métodos geológicos e geofísicos, que atuando em conjunto, conseguem indicar o local mais propicio para a perfuração. O programa desenvolvido durante a fase de prospecção fornece uma quantidade muito grande de informações técnicas.

5) A extração do petróleo pode ser feita no continente (solo) ou no mar, O transporte é feito por oleodutos ou em superpetroleiros.Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, matéria-prima de mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte.Desvantagens: Produz poluição atmosférica (que causa a chuva ácida), exaustão das jazidas, fonte esgotável de energia e degradação do meio ambiente.

6) Refinar petróleo, é separar do mesmo as frações desejadas, processá-las e industrializá-las em produtos vendáveis. Aprimeira tarefa do processo de refino é o reconhecimento do tipo de petróleo a ser processado, pois este pode variar sua composição química e também seu aspecto físico. Esse reconhecimento é feito através de análises químicas.
O processo de refino do petróleo envolve basicamente as seguintes operações:

A primeira etapa no refino do petróleo cru consiste em separá-lo em frações, de acordo comsua massa molecular. A separação dos componentes do petróleo é feita aproveitando o fato de que cada um deles apresenta um ponto de ebulição diferente.
Esse processo se realiza em uma coluna de aço cheia de " obstáculos" em seu interior. O petróleo é pré-aquecido e introduzido próximo a base desta coluna as moléculas menores conseguem atravessar esses obstáculos e chegar ao topo da coluna. Nestaetapa, são recolhidos, principalmente, gás, gasolina, nafta e querosene.
As frações mais pesadas não conseguem chegar ao topo da coluna, se acumulando nos diversos níveis da mesma.

7) Gás natural: o metano (CH4) é o principal componente da 1ª fração de destilados (compostos com ponto de ebulição menor que 40°C). Nesta mesma faixa de temperatura é possível ainda obter o gás GLP (gás de cozinha)cujos componentes são: Propano (C3H8) e butano (C4H10).

Gasolina natural: corresponde à 2ª fração da torre de fracionamento com ponto de ebulição abaixo de 200°C. É composta dos hidrocarbonetos com cinco a dez átomos de carbono, ou seja, pentano (C5H12) a dodecano (C12H26).

Querosene: é obtido na 3ª fração, composto por hidrocarbonetos de 12 a 16 átomos de carbono, cujo ponto de...
tracking img