Trabalho de quimica inorgânica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1093 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE QUIMICA INORGANICA

POTÁSSIO
O potássio é um elemento químico de símbolo K (do latim "kalium", nome original da sua base KOH), número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons), metal alcalino, de massa atômica 39 u, coloração branco prateado, abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e outros minerais. Oxida-se rapidamente com o oxigênio do ar, é muito reativoespecialmente com a água e se parece quimicamente com o sódio.
É um elemento químico essencial para o homem, encontrado em muitas hortaliças, e essencial para o crescimento das plantas.
Empregado em células fotoelétricas. Foi descoberto por Humphry Davy, em 1807, a partir da eletrólise do hidróxido de potássio (KOH).
Características principais
É o segundo metal mais leve. É um elemento muitomaleável - pode ser cortado facilmente com uma faca. Tem um ponto de fusão muito baixo, arde com chama violeta e apresenta uma coloração prateada nas superfícies não expostas ao ar, já que se oxida com rapidez. Entretanto, deve ser armazenado dentro de um recipiente com querosene.
Assim como os demais metais alcalinos, reage violentamente com a água, desprendendo hidrogênio, podendo inflamar-seespontaneamente em presença desta substância.
Aplicações
* O potássio é um metal empregado em células fotoelétricas.
* O cloreto de potássio e o nitrato de potássio são empregados como fertilizantes.
* O peróxido de potássio é usado em aparatos de respiração de bombeiros e mineiros.
* O nitrato também é usado na fabricação de pólvora, o cromato de potássio e o dicromato de potássioem pirotecnia.
* O carbonato de potássio é empregado na formação de cristais.
* A liga Nak, uma liga de sódio e potássio, é um material usado como transferente de calor.
* O cloreto de potássio é utilizado para provocar parada cardíaca em injeções letais.
Outros sais de potássio importantes são o brometo de potássio, cianeto de potássio, iodeto de potássio e o sulfato de potássio,entre outros. Uma importante base é o hidróxido de potássio.
Os sabões à base de potássio são os chamados "sabões moles", tais como os cremes de barbear.
Dietas ricas em potássio podem exercer papel na prevenção e tratamentos da hipertensão arterial reduzindo os efeitos adversos do consumo de sal.
CÀLCIO
O cálcio é um elemento químico, símbolo Ca, de número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons)e massa atômica 40 u.
É um metal da família dos alcalino-terrosos, pertencente ao grupo 2 da classificação periódica dos elementos químicos.
Foi isolado pela primeira vez em 1808, em uma forma impura, pelo químico britânico Humphry Davy mediante a eletrólise de uma amálgama de mercúrio (HgO) e cal (CaO).
Características principais
O cálcio é um metal alcalino-terroso, mole, maleável e dúctilque arde com chama vermelha formando óxido de cálcio e nitreto.
As superfícies recentes são de coloração branca prateada que rapidamente tornam-se levemente amareladas quando expostas ao ar, finalmente com coloração cinza ou branca devido à formação de hidróxido ao reagir com a umidade ambiental. Reage violentamente com a água para formar o hidróxido de cálcio, Ca(OH)2 , com desprendimento dehidrogênio.
O cálcio é essencial para a transmissão nervosa, coagulação do sangue e contração muscular; atua também na respiração celular, além de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes. Por sua presença na formação óssea o cálcio é um dos elementos mais abundantes no corpo humano.
Recentemente foi descoberto que o cálcio ajuda na produção dos líquidos linfáticos.
Segundo estudosueco do Instituto Karolinska, o consumo diário de cerca de 2000 mg de cálcio reduz em 25% o risco de morrer de qualquer doença e 23% o de morrer em decorrência de problemas cardiovasculares.
Por ser essencial para o funcionamento do organismo, quando existe deficiência de cálcio na corrente sanguínea (por má alimentação, questões hormonais ou outros motivos) o corpo tende a repor a deficiência...
tracking img