Trabalho de quimica basica i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Disciplina: Química Básica I – QMC 5104
Professora: Alessandra Smaniotto
Semestre: 2013.1
Alunos:

Trabalho avaliativo referente ao 1( episódio do documentário “Átomo” (BBC)

1) Por que a Revolução Industrial impulsionou os estudos sobre o átomo?
Durante a Revolução Industrial, o vapor era o fator mais importante para ofuncionamento das máquinas e motores. Isso fez com que surgisse uma necessidade comercial, política e militar de encontrar formas de usá-lo mais eficientemente. Dessa forma, desenvolveram-se vários estudos sobre seu comportamento em altas pressões e temperaturas, considerando que o vapor é formado por milhões de estruturas rígidas, os átomos.

2) Quais foram as contribuições de AlbertEinstein para a comprovação da existência dos átomos? Explique o que é o Efeito Fotoelétrico e qual a sua relação com os átomos.
Einstein publicou um breve artigo sobre o comportamento de pequenos grãos de pólen que “dançavam” sobre a água, relacionando o movimento Browniano com os átomos. A ideia se baseia no fato de que o pólen só se agitaria se fosse empurrado por algo, portanto a água deveria serconstituída de pequenas partículas que também se agitam, fazendo o pólen vibrar continuamente. Provou-se assim, de que para o Movimento Browniano ocorrer, os átomos precisam existir.
Por volta do século XIX, sabia-se que a luz desempenhava um efeito sobre certos metais, extraindo elétrons de uma chapa metálica no vácuo. Tal fenômeno ficou conhecido como efeito fotoelétrico. A ideia consistebasicamente na emissão de elétrons pelos metais, quando alguma radiação (fóton) incide sobre eles, radiação essa, com energia suficiente para arrancar o elétron do átomo. Vale lembrar que o efeito fotoelétrico é um fenômeno instantâneo e cada fóton é responsável pela emissão de apenas um elétron.


3) Qual foi a importância da descoberta dos raios X, dos raios catódicos e da radioatividade para aevolução da teoria atômica?
Os raios-X, raios catódicos e a radioatividade foram por um bom tempo um enigma para os cientistas. Por volta do final do século XIX ainda se tinha muita dificuldade em estudar e entender como determinados materiais poderiam emitir partículas com energia suficiente para atravessar algo sólido. O fato é que esse tipo de radiação que atravessa corpos opacos foi de grandeimportância para o desenvolvimento da ciência. Esses raios são capazes de excitar substâncias fosforizantes e fluorescentes, impressionando placas fotográficas além de aumentar a condutividade elétrica do ar que atravessam. Graças a essas descobertas, hoje é possível obter impressões dos ossos do corpo, por exemplo.

4) Explique o experimento realizado por Marsden e Geiger, sob orientação deRutherford. De que maneira Rutherford correlacionou os resultados desse experimento com a estrutura atômica?
Rutherford preparou um equipamento para o estudo das partículas e átomos. O equipamento consistia em uma folha de ouro de espessura finíssima; posicionado atrás dela, um ecrã fosforescente móvel que emitisse flashs quando atingido por raios radioativos; e a frente da placa de ouro, havia umacaixa chumbada, contendo uma pequena porção de metal radioativo, que emitia constantemente partículas alfa, por um pequeno feixe. Após vários dias de observações Marsden, Geiger e Rutherford notaram que a maior parte das partículas emitidas atravessava a lâmina de ouro, enquanto algumas eram repelidas ou desviadas. A partir dessa observação, desenvolveram a ideia de núcleo atômico, já que como aspartículas alfa têm carga positiva, o desvio na trajetória seria o resultado do choque com outra carga positiva existente numa pequena região do átomo. Assim, ao analisar os resultados da experiência, Rutherford concluiu que o núcleo possui carga positiva e está localizado no centro da região do átomo onde os elétrons orbitam. Esse modelo atómico proposto por Rutherford e que foi aperfeiçoado por...
tracking img