Trabalho de Quimia - Carga do Eletron

962 palavras 4 páginas
1.INTRODUÇÃO
O Conceito de partícula elétrica foi aceito a mais de dois séculos atrás, sendo que somente em 1881 seu valor numérico foi estimado, pela primeira vez, por G. Johnstone Stoney. O precursor na investigação da carga do elétron foi J.J.Thomson, que o descobriu em 1897, além de determinar sua razão: q/m (sendo "q" a carga e "m" a massa).

2.
J.J.THOMSON
Thompson e seus colaboradores, entre eles seu aluno C.T.R. Wilson, passaram a tentar estimar o valor de q, essas tentativas tinham como base o método conhecido como Câmara de bolhas, método este que se fundamenta no fato de que íons gasosos servem como núcleos de condensação de vapor d'água - formação de bolhas - Assim, se aplicava um campo elétrico na câmera paralelo ao campo gravitacional terrestre e, a partir daí, por meio de uma serie de cálculos se determinava o valor de q .
Esses cálculos, baseados na relação de Stokes, estimava, entre muitos fatores, o número de bolhas na câmara e por conseguinte se estimava a carga do elétron. A carga do elétron obtida com este método oscilava em torno de 1.04 x 10 -19 coulomb.
O método de Thomson apresentava diversos erros, entre eles a dificuldade de se levar em consideração o efeito da evaporação das gotículas de água, fazendo assim com que tais estimativas acima citadas fossem um tanto quando subestimadas para a carga do elétron, sendo este fato destacado por Rutherford.
2.1. SIR GEORGE STOKES
Vale a pena ressaltar que em 1851, Sir George Stokes mostrou que uma gota esférica, de raio a e densidade r, caindo sob a ação de um campo gravitacional g, num fluido uniforme de viscosidade h , atinge uma velocidade terminal uniforme dada por v = (2/9)(ga2r/h). Sendo este movimento exatamente o mesmo daquele experimentado por cada gota ionizada na câmara de Bolhas, Thomson usou a relação de Stokes para estimar o raio médio das gotículas.

2.2ROBERT ANDREWS MILLIKAN
Tentativas para solucionar os problemas com os métodos de Thompson levaram, em 1909, R.

Relacionados