Trabalho de qui, ica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 2
Estapa1 3
Passo 1 3
Principais características físico-químicas do alumínio. 3
Propriedades extensivas e intensivas do alumínio. 3
Passo 2 4
“O aço pode ser substituído pelo alumínio” 4
Passo 3 5
Como o alumínio é encontrado na natureza e suas principais características 5
Passo 4 5
Produtos obtidos a partir da bauxita 5
Nome das substânciasinorgânicas e classificação 6
Quatro compostos obtidos a partir da bauxita e sua utilização nos processos industriais. 6
Fluxograma alumínio 7
Bibliografia 8

Introdução

O alumínio pode ser considerado um elemento bastante “popular” pois está presente em quase todas as esferas da atividade humana. As inúmeras aplicações em diversos setores da indústria (Transportes: automóveis, aeronaves, trens,navios; Construção Civil: portas, janelas, fachadas; eletro-eletrônico: Equipamentos Elétricos, componentes eletrônicos e de Transmissão de Energia; petroquímica, metalurgia e outros) e a freqüente presença no nosso dia-a-dia (móveis, eletrodomésticos, brinquedos, utensílios de cozinha, embalagens de alimentos, latas de refrigerantes, produtos de higiene, cosméticos e produtos farmacêuticos)ilustram bem a sua importância econômica no mundo contemporâneo; A própria reciclagem de embalagens de alumínio, setor no qual o Brasil se destaca, tem papel relevante do ponto de vista econômico, social e ambiental, embora hoje a forma mais conhecida do alumínio seja a metálica, o metal já foi considerado tão raro e precioso antes das descobertas de Charles Martin Hall e Paul-Louis-Toussaint Héroult(1888), que chegou a ser exibido ao lado de jóias da coroa e utilizado em lugar do ouro em jantares da nobreza no século XIX. Os compostos
de alumínio, por outro lado, servem a humanidade há mais de 4000 anos. Os egípcios já empregavam o alúmen como mordente e os gregos e os romanos também o usavam para fins medicinais, como adstringente, na Antigüidade.

Estapa1

Passo 1
Identificar quaissão as principais características físico-químicas do alumínio. Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.

Principais características físico-químicas do alumínio.

O Alumínio, elemento químico de símbolo Al, é considerado um metal leve, de cor branca brilhante (prateado), e resistente à corrosão. Quando exposto ao ar, forma-se uma camada protetora,denominada óxido de alumínio Al2O3. O óxido de alumínio é uma substância resistente ao oxigênio. Quando se forma essa camada, o resto do metal fica protegido. Conduz corrente elétrica.
A densidade do alumínio é 2,7g/ml, que quer dizer que o metal irá afundar na água, mas ainda é relativamente leve.
Possui número atômico=13, Massa Atômica=26,98, 13 prótons, 14 nêutrons.
Basicamente, o alumínio éproduzido através da bauxita. Muitos dos seus compostos encontrados na natureza têm valor como pedras preciosas, entre estas, as safiras, os rubis e os topázios.
Puro, este metal tem uma resistência mecânica limitada, o que criou a necessidade de algumas ligas com outros metais, como o cobre, o magnésio, o silício, o manganês, entre outros. Estas ligas são mais leves e mais resistentes, sendo muitousadas na produção de uma variedade de moldes em muitas indústrias.

Propriedades extensivas e intensivas do alumínio.

Propriedades extensivas: Propriedade extensiva é aquela que depende do tamanho (extensão) do sistema ou volume de controle. Assim, se subdividirmos um sistema em várias partes (reais ou imaginárias) e se o valor de uma dada propriedade for igual a soma das propriedades daspartes, esta é uma variável extensiva.
Em relação ao alumínio são:
- massa: 26,98153986 u

Propriedades intensivas: Propriedade intensiva é o contrario da propriedade extensiva. Ela independe do tamanho do sistema.
- Temperatura de vapor: 2467 °C
- Ponto de fusão: 933,47 K
- Ponto de ebulição: 2792 K
- Entalpia de fusão: 10,79 kj/mol
- Entalpia de vaporização: 293,4 kj/mol

Passo 2...
tracking img