Trabalho de qualidade de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE DO CENTRO LESTE

















[pic]

ISO IEC 12207

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE









SERRA

2010













ISO IEC 12207

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE





Trabalho apresentado à disciplina Gerencia de Qualidade de Software, do curso Sistema de Informação,da Faculdade do Centro Leste, como requisito parcial para avaliação na referida disciplina.


















SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6

2 NORMA ISO/IEC 12207 7

2.1 PROCESSOS FUNDAMENTAIS 7

2.2 PROCESSOS DE APOIO 8

2.3 PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 9

3 ATIVIDADES DO DESENVOLVIMENTO 10

3.1 LEVANTAMENTO DOS REQUISITOS 11

3.2 ANÁLISE DOS REQUISITOS DO SISTEMA 11

3.3PROJETO DA ARQUITETURA DO SISTEMA 12

3.4 ANÁLISE DOS REQUISITOS DO SOFTWARE 12

3.5 PROJETO DA ARQUITETURA DO SOFTWARE 12

3.6 PROJETO DETALHADO DO SOFTWARE 13

3.8 INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE 14

3.9 TESTE DE QUALIFICAÇÃO DO SOFTWARE 14

3.10 INTEGRAÇÃO DO SISTEMA 15

3.11 TESTE DE QUALIFICAÇÃO DO SISTEMA 15

3.12 INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 15

3.13 APOIO À ACEITAÇÃO DO SOFTWARE 154 CONCLUSÃO 16

5 BIBLIOGRAFIA 16









1 INTRODUÇÃO
Atualmente, cada vez mais sistemas são controlados por software, desde o aparelho celular até armamentos de guerra. O desenvolvimento de software representa o maior custo para a maioria dos produtos, superando os custos de produção do hardware e até mesmo do transporte.

Com isso, a indústria do software vem tentando superar agrande demanda por produtos de qualidade, visto que o processo de software nas empresas em geral ainda se apresenta bastante imaturo e de baixa capacidade. Organizações globais como ISO (Institute of Organization for Standardization), IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), PMI (Project Management Institute), SEI (Software Engineering Institute), entre outros vêm propondo umasérie de modelos e padrões visando a melhoria do processo de produção de software.

A norma internacional ISO/IEC 12207 [1] tem como objetivo principal estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software visando ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software e, assim, conseguirem firmar contratos e executaremprojetos de forma mais eficaz. Um processo é uma seqüência de passos realizados para um determinado propósito [IEEE 610.12, 1990]; o processo de software envolve métodos, técnicas, ferramentas e pessoas. Um processo pode ser descrito de duas formas: por propósito ou resultado e por atividade. A descrição por propósito ou resultado é utilizada quando não há necessidade de detalhar o processo, apenasindicar o objetivo e o resultado. Essa abordagem poderá ser utilizada na avaliação do processo em relação aos modelos de maturidade de software como, por exemplo, o modelo CMMI e o modelo da ISO/IEC 15504. A descrição por atividade é a abordagem mais conhecida e intuitiva. Nela são descritas as atividades com as inter-relações e o algoritmo de execução de cada atividade. As atividades devematingir o propósito do processo. Para isso deve adotar as premissas: Que procedimentos e métodos serão usados para a execução das atividades; Que ferramentas e equipamentos suportarão a realização das atividades, de forma a simplificar e automatizar o trabalho; Qual o perfil adequado de quem irá executar as atividades e qual o treinamento requerido nos procedimentos, métodos, ferramentas para que sepossam realizar as atividades de forma adequada; Quais as métricas de processo que poderão ser empregadas para que a execução do processo possa ter a qualidade avaliada. A norma ISO/IEC 12207 estabelece uma arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software que é construída a partir de um conjunto de processos e seus inter-relacionamentos. Os processos são descritos tanto em nível de...
tracking img