Trabalho de psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Edinir Ribeiro dos Santos
Izídia Maria Santos Soares
Joseane Silva Soares
Lilian Nunes Oliveira
Mariléia Lopes dos Reis
Marinete Medeiros Costa
Renata Mota Oliveira

PSICOPEDAGOGIA:ASPECTOS HISTÓRICOS, FORMATIVOS E ÉTICOS

Associação Educativa do Brasil-SOEBRAS
Faculdades Integradasdo Norte de Minas-FUNORTE
Curso de Pós -Graduação
Montes Claros –Minas Gerais
2012
Edinir Ribeiro dos Santos
Izídia Maria Soares Santos
Lilian Nunes OliveiraJoseane Silva Soares
Mariléia Lopes dos Reis
Marinete Medeiros Costa
Renata Mota Oliveira

PSICOPEDAGOGIA: ASPECTOS HISTÓRICOS, FORMATIVOS E ÉTICOS

Trabalho apresentado à disciplina Psicopedagogia :Aspectos Formativos e Ético, professora Alcina Maria Barcellos de Melo, para aobtenção título de Pós – Graduação no Curso de Psicopedagogia

Associação Educativa do Brasil-SOEBRAS
Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
Curso de Pós- Graduação
Montes Claros- Minas Gerais
2012
Atividade Avaliativa 3

Questão 1:
Texto :“Conhecer-se para conhecer”( Evelise Maria Labatut Portilho)
A)Explique por que a autora revela que antes de tudo é necessário conhecer-se para conhecer.
Você concorda com esta afirmativa? Justifique.
R: Sim. Porque é preciso que se tenha a clareza e o espaço dento de nós para assim poder começar a promover a mudança que, em nosso entendimento viabiliza as propostas educacionais que estãocomprometidas com uma aprendizagem significativa. Por isso cabe ao professor ensinar ao seu aluno a aprender, tomando consciência das estratégias, habilidades e estilos que utiliza quando ele sai da situação de “ Não Saber” para o “ Agora eu sei”. Mas o professor deve, trabalhar-se objetivando essa mesma clareza, investigando os instrumentos mais adequados para esse propósito. É preciso ter coragempara mudar.
Questão 2:
Responda:
A)O que é psicopedagogia?
R=Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas característicasevitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

B)Qual é o objeto de estudo da psicopedagogia?
R=O objeto de estudo é o processo de aprendizagem, o processo utilizado pelo sujeito enquanto construtor de seu conhecimento.
Questão 3:Escreva um texto sobre a importância do trabalho psicopedagógico frente aos novos desafios da educação atual. (Mínimo 10 linhas e máximo 15 linhas).
Nos dias atuais de um mundo globalizado, com a facilidade de se obter todas e quaisquer informações, a escola deixou de ser o principal agente da educação. A escola tradicional se depara com a necessidade de questionar seus métodos e propostascurriculares, diante do novo perfil de seus alunos.
Devemos promover uma formação permanente de uma escuta adequada de todos os setores envolvidos, o clínico, o institucional, o familiar, o diálogo com toda a comunidade. Os pais serão orientados sistematicamente, pois a família precisa estar ao lado do estudante, compartilhar seus mitos, anseios, e expectativas objetivas.
A integração na escola só...
tracking img