Trabalho de psicopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A AFETIVIDADE E SUAS ALTERAÇÕES


DEFINIÇÕES BÁSICAS:

A vida afetiva é a dimensão psíquica que dá cor, brilho e calor a todas as vivências humanas. Sem a afetividade, a vida mental torna-se vazia, sem sabor. Afetividade é um termo genérico, que compreende várias modalidades de vivencias afetivas, como o humor, as emoções e os sentimentos.


Distinguem-se cinco tipos básicosde vivências afetivas:

Humor ou estado de ânimo: O humor, ou estado de ânimo, é definido como o tônus afetivo do individuo, o estado emocional basal e difuso em que se encontra a pessoa em determinado momento.

O humor ou estado de ânimo é um dos transfundo essenciais da vida psíquica.


Emoções: As emoções podem ser definidas como reações afetivas agudas, momentâneas,desencadeadas por estímulos significativos.


Assim como o humor, as emoções são freqüentemente acompanhadas de reações somáticas (neurovegetativas, motoras, hormonais, viscerais e vasomotoras), mais ou menos especificas.

Sentimentos: Os sentimentos são estados e configurações afetivas estáveis; em relação às emoções, são mais atenuados em sua intensidade e menos reativos aestímulos passageiros. Os sentimentos estão comumente associados a conteúdos intelectuais, valores, representações, dependem da existência, na língua e na cultura de cada povo.

Os sentimentos classificam em:


• Sentimentos da esfera da tristeza: melancolia, saudade, tristeza, nostalgia, vergonha, impotência, aflição, culpa, remorso, sentimentos de inferioridade, etc.
• Sentimentos daesfera da alegria: euforia, júbilo, contentamento, satisfação, confiança, gratificação, esperança, expectativa, etc.
• Sentimentos relacionados à atração pelo outro: amor, atração, tesão, estima, carinho, gratidão, amizade, apego, respeito, consideração, admiração, etc.
• Sentimentos associados ao perigo: receio, desamparo, abandono, rejeição, etc.
• Sentimentos de tipo narcísico:vaidade, orgulho, arrogância, onipotência, superioridade, prepotência, etc.


Afetos: Defini-se afeto como a qualidade e o tônus emocional que acompanha uma idéia ou representação mental. Os afetos acoplam-se a idéias, anexando a elas um colorido afetivo.
Paixões: A paixão é um estado afetivo extremamente intenso, que domina a atividade psíquica como um todo, captando e dirigindo aatenção e o interesse do individuo em uma só direção, inibindo os demais interesses. Segundo Pieron (1996), a paixão intensa impede o exercício de uma lógica imparcial.


EMOÇÃO VERSUS RAZÃO


Na tradição do pensamento ocidental, a emoção opõe-se frontalmente à razão; segundo essa tradição, a emoção cega o homem e o impede de pensar com clareza e sensatez. Essa concepção considera aemoção, e a vida afetiva de modo geral, como inferior a razão. A emoção turva a razão, distancia o homem da verdade e da conduta correta.

Contrários a tal concepção, vários autores afirmam que a dimensão emocional pode contribuir no contato do homem com a realidade. O homem contribuiria também se emocionando, sentindo afetivamente os fenômenos da realidade.

Catatimia: Bleuler(1942) denominou de catatimia a importante influencia que a vida afetiva, o estado de humor, as emoções, os sentimentos e as paixões exercem sobre as demais funções psíquicas.


Reação afetiva: A vida afetiva ocorre sempre em um contexto de relações de Eu com o mundo e com as pessoas, variando de um momento para o outro à medida que os eventos e as circunstancias da vida se sucedem. Aafetividade caracteriza-se particularmente por sua dimensão de reatividade.


Nesse sentindo, há duas importantes dimensões na reação afetiva de um individuo. Denomina-se:


• Sintonização afetiva: é a capacidade de o individuo ser influenciado afetivamente por estímulos externos. Ex: rir de uma boa piada.
• Irradiação afetiva: é a capacidade que o individuo tem de transmitir,...
tracking img